No Ano Internacional dos Povos Afro-descendentes, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e no mês da Consciência Negra, a luta contra o racismo ganha mais um reforço – a cartilha Brasil Negro – Pílulas de aprofundamento para enfrentar o racismo no Brasil, recém-lançada pelo Missionários Combonianos no Brasil Nordeste.
Em formato digital, com linguagem e diagramação leves, a produção de 19 páginas é fruto das reflexões do grupo Ecoos sobre as temáticas História do racismo no Brasil; casos de racismo; reflexão sócio-antropológica sobre a prática do racismo; legislação e dados sobre a questão racial; racismo na dimensão religiosa; o povo negro e a Bíblia; a beleza afro amada por Deus; e próximos passos para a luta contra o preconceito.
De acordo com o padre Arturo Bonandi, coordenador do Centro de Pastoral Afro “pe. Heitor Frisotti” (Cenpah), com sede em Salvador (BA), o trabalho teve início ainda em junho e os textos foram construídos individualmente, porém a partir de contribuições e debates coletivos. (mais…)