Carta de solidariedade ao Quilombo de Gurutuba

As Festas de Agosto de Montes Claros representam momento de muitos encontros. Neste ano, em especial, os povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas integraram as programações do evento.

Na tarde de sábado, dia vinte de agosto, depois de uma manhã de debates sobre Povos e Comunidades Tradicionais, eram esperados com expectativa representantes do grande Quilombo do Gurutuba, que viriam especialmente, para se apresentar no Solar dos Sertões[1] e encantar com sua força e o ritmo do batuque a cidade de Montes Claros. Porém, recebemos a triste notícia do acidente com o veículo que transportava o grupo, o que causou a morte de sete homens e duas mulheres, incluindo o motorista, deixando onze feridos.

Mais do que um grupo de cultura popular, como veiculado pelos meios de comunicação, os Gurutubanos que se deslocavam para Montes Claros eram lideranças importantes para os processos de auto afirmação étnica e luta por direitos, além de pessoas queridas.

Eles traziam em si contagiante coragem em defesa da luta por justiça, para si e para as outras comunidades tradicionais, com as quais compartilhavam sonhos, experiências e desenvolviam ações e agendas coletivas.

Desde a Constituição de 1988, o Estado brasileiro reconhece sua dívida histórica com as comunidades negras em função da violência e expropriação a que foram submetidas, sendo de sua responsabilidade, a regularização dos territórios pertencentes às chamadas comunidades remanescentes de quilombo. Especificamente em Minas Gerais, nenhum território foi demarcado até o momento. No caso do Quilombo do Gurutuba, o Relatório Antropológico e a proposta de delimitação do território já foram finalizados. No entanto, o cadastramento das famílias, sob responsabilidade do INCRA, se arrasta há mais de três anos. Há lentidão nesse processo, o que impede que as famílias tenham garantidas condições de autonomia e liberdade para viverem segundo suas tradições e costumes e, sobretudo, que o Brasil se constitua como estado democrático de direito.

Esta é a luta daqueles que morreram neste trágico acidente, daqueles que buscam direitos por meio de sua arte, cultura e trabalho de organização e articulação política. Eles e elas nos brindaram com seus conhecimentos, histórias e perseverança por uma vida melhor, com mais justiça e equidade.

Nosso reconhecimento a este legado e nossa solidariedade às famílias Gurutubanas.

Montes Claros, 21 de agosto de 2011.

Rede de apoio às Comunidades Quilombolas do Gurutuba

—–

[1] Espaço projetado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM, que visa fortalecer e dar visibilidade às comunidades tradicionais, em especial, quilombolas, caatingueiras, vazanteiras, geraizeiras, Povo Indígena Xakriabá, que através dos saberes e sabores, danças e músicas, práticas rituais e fazeres, força e alegria movimentaram o Empório do Sertão.

Enviada por Elisa Cotta para a lista do Cedefes.

Comments (4)

  1. Muito triste o que aconteceu, espero que a tragédia não diminua a força de luta por seus direitos do povo Gurutubano.

  2. Também me solidarizo com toda essa Comunidade, pois estava ansioso com sua chegada. Com certeza o céu brilha com mais estrelas.

  3. O GT Meio Ambiente AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros, envia sua solidariedade.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.