Memória do pataxó Galdino chega à África

Deeder Zaman, IR e Dubdem Soundsystem lançam novo vídeo “Remembering Galdino”, gravado na Etiópia

Agosto, 2011 – Deeder Zaman, ex-vocalista do Asian Dub Foundation, responsável por hits como “Free Saptal Ram”, uniu-se novamente ao movimento ativista multicultural Indigenous Resistance (IR), que aborda temas da resistência e da realidade indígenas pelo mundo, e ao Dubdem Sound System, de São Paulo, e juntos lançaram o vídeo “Remembering Galdino”, que traz a faixa de reggae roots “Brothers and Sisters”. Gravado na Etiópia, o vídeo mostra uma garota etíope que toma conhecimento pela internet da história do índio Pataxó Galdino Jesus dos Santos, assassinado em Brasília, em 21 de abril de 1997.

Líder do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, Galdino, que participaria de manifestações no Planalto pela recuperação da terra indígena Caramuru-Paraguaçu, dormia em um ponto de ônibus da cidade quando foi queimado vivo por cinco adolescentes, filhos de pessoas influentes em Brasília. Teve 90% de seu corpo queimado. Um dos episódios mais cruéis da história dos povos indígenas brasileiros, a morte de Galdino tornou-se um símbolo da luta do Indigenous Resistance pelas causas indígenas e pela justiça no Brasil e em outros países.

Fazer a memória de Galdino chegar à Etiópia é extremamente significante para o movimento, já que o país sedia as mais importantes organizações políticas africanas, como o AU (African Union), antigo OAU (Organization of African Unity), com sede em Adis Abeba, que luta pela promoção da democracia e dos direitos humanos, além de realizar esforços para o desenvolvimento econômico do continente africano, principalmente incentivando investimentos estrangeiros.

No vídeo, a garota etíope, chocada com a história do assassinato do líder pataxó, decide tomar parte do movimento para tornar viva a memória de Galdino em seu país e na África, seguindo o que já acontece em outros países como Brasil, Jamaica, Colômbia, Inglaterra, Uruguai, e vai distribuindo pôsteres, camisetas e cartazes, ganhando novos adeptos.

“Remembering Galdino” traz ainda imagens de diversos shows que aconteceram em memória do líder pataxó, como o da Cohab 5 Malvina, em Carapicuíba, São Paulo, no ano passado, que contou com performances ao vivo de Deeder Zaman e Dubdem Soundsystem, além de workshops de grafite e impressão de camisetas em silk screen com o artista Labomb.

Brothers and Sisters é uma faixa do novo álbum do Indigenous Resistance “IR25 Dubversive”, que também traz “Remembering Galdino”, de Deeder Zaman, Dr. Das – um dos fundadores do Asian Dub Foundation –, D. Wattsriot e Adrian Sherwood.

Indigenous Resistance

Em 2003, foi lançado o selo I.R. pelo The Fire This Time, que aborda os temas da resistência e da realidade indígenas. Questões e exemplos relacionados com estes temas, que normalmente não recebem a devida atenção pela grande mídia, são destacados nos projetos. O selo I.R. é parte integrante do Projeto The Fire This Time Freedub e muitas produções têm distribuição livre, com vinis, livros e pôsteres grátis. Indigenous Resistance é uma iniciativa independente e os lançamentos são produzidos com o mínimo de recursos, o máximo de colaboração e empenho de todos os envolvidos. Uma família de companheiros voluntários que acredita no espírito e na efetividade da resistência. Todos temos capacidade de contribuir para um mundo melhor. Todos temos um a papel a desempenhar.

Projeto IR:
www.dubreality.com

Enviada por Edilene Batista Kiriri para a lista do Cedefes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.