Nigéria: segue a onda de violência

Na Nigéria, segundo uma denúncia da Anistia Internacional, no dia 23 de julho, um grupo de militares da Força-Tarefa Conjunta (JTF, na sigla em inglês) disparou indiscriminadamente contra a multidão. Morreram pelo menos 23 civis. A reportagem é do sítio Vatican Insider, 26-07-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Dom Oliver Dashe Doeme, bispo de Maiduguri (capital do estado de Borno, no nordeste do país), falou sobre o episódio em uma entrevista à agência Fides: “Por enquanto, não posso confirmar a denúncia feita pela Anistia Internacional sobre o assassinato indiscriminado de civis por parte das forças antiterrorismo”.

“O problema – continuou o religioso – é que os atentados continuam acontecendo praticamente todos os dias, mas as forças de segurança não prenderam nenhum dos responsáveis. Isso contribui para o crescimento do sentimento de desconfiança entre os militares e a população”.

A seita islâmica Boko Haram foi acusada de ser a responsável pelos atentados contra as forças policiais, algumas igrejas e bares. Segundo a Anistia Internacional, desde o início do ano, 250 pessoas morreram nos atentados que são atribuídos à seita. A organização humanitária também denuncia as brutalidades cometidas pelos militares.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=45796

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.