Índios perderam meio milhão de reais

Ex-presidente e tesoureiro de uma associação são investigados pela PF

Mais de meio milhão de reais foram desviados da Associação Indígena Porekrô de Defesa do Povo Xikrin do Kateté, em Marabá, conforme informou a Fundação Nacional do Índio.  Os valores foram repassados por uma mineradora e o desvio deixou a associação endividada e sem crédito na praça.  A situação foi denunciada por vários índios à Funai, que acionou o Ministério Público Federal para abrir inquérito e investigar o caso.  Kaiutuk Xikrin, 32 anos, atual dirigente da associação, relata que assumiu a direção em setembro do ano passado e, ao perceber as irregularidades na aplicação dos recursos, procurou seu antecessor para exigir explicações.  “Estamos tentando pagar as dívidas”, informou ele.

Já foram afastados dos respectivos cargos o ex-administrador Raimundo Otávio Miranda e Jackson Ribeiro Alencar, ex-funcionário do setor de compras da Porekrô.  Na manhã de quinta-feira, 27, policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão, na sede da associação – na Folha 18 do núcleo Nova Marabá.  Os mandados foram expedidos pelo juiz João César Otoni de Matos, da Justiça Federal de Marabá.

Os policiais estiveram também nas casas de Raimundo Miranda e de Jackson Alencar e apreenderam, em uma das casas, nove jabutis e dois tracajás.  A delegada Janaína Gadelha, da PF, informou que a ação foi determinada pela Justiça a partir de denúncia do Ministério Público Federal, para apurar o desvio de patrimônio da associação em benefício de particulares.  “Estamos trabalhando neste caso desde novembro de 2010.  O inquérito para apurar as denúncias já foi devidamente instaurado”, informou a delegada.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=376775

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.