Ocupação Pataxó MG

O Conselho Indigenista Missionário em Belo Horizonte – MG foi informado hoje, 23/07/2010, de que um grupo de 60 índios teria ocupado uma área no município de Açucena – MG, Vale do Rio Doce, e que a população já está comentando o fato, o que é preocupante.

Entramos em contato com a Funai, em Governador Valadares, que nos informou se tratar de um grupo Pataxó da Fazenda Guarani, município de Carmésia, liderado pelo cacique Bayara, que já entrou em contato com a Procuradora da Funai, Dra. Carolina, que está se movimentando em torno do caso.

Entramos em contato também com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Açucena, que nos informou ter sido procurado pelo prefeito da cidade, que se encontrava preocupado, e também que o comando da Polícia Militar de Ipatinga já estaria se deslocando para a região. Infelizmente, não obtivemos maiores informações, pois, até o momento, não foi possível contato com os índios.

As informações, no entanto, são de que se trata de cerca de um grupo de 60 índios Pataxó liderado pelo cacique Bayara. A área ocupada faz parte do Parque Estadual do Rio Corrente, criado em 1998 através do Decreto 40168/1998, no Vale do Rio Doce, no município de Açucena – MG.

O Povo Pataxó da Fazenda Guarani, município de Carmésia, Vale do Aço, é oriundo da Aldeia Barra Velha, Extremo Sul da Bahia. Na década de 50, foram expulsos de suas terras e trazidos para a Fazenda Guarani, junto com outros povos indígenas. A fazenda passou a se constituir como Aldeia Pataxó, inicialmente com poucos índios, aumentando com o passar dos anos. Atualmente a população é de mais de 400 índios, sem condições de sobreviver em um espaço territorial pequeno e já bastante explorado. Os grupos familiares constantemente têm reivindicado aumento do território à Funai e ao governo do Estado, o que tem sido negado. Portanto, a movimentação desse grupo, com certeza tem esse objetivo – buscar novo espaço para manutenção de sua sobrevivência física e cultural.

É preocupante a possível ação da Polícia Militar para a retirada dos índios do referido Parque Estadual. Nesse sentido, estamos fazendo vários contatos na região com grupos de apoio e solicitando à Funai providências que garantam a proteção do Povo Pataxó nesse momento tão delicado.

Belo Horizonte, 23 de julho de 2010.

Conselho Indigenista Missionário
Regional Leste

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.