Entrevista com professores Munduruku, sobre a demissão arbitrária da prefeitura de Jacareacanga

Por Amazônia em Chamas

Entrevista realizada no final do mês de abril de 2014 com professores Munduruku sobre a demissão arbitrária da prefeitura de Jacareacanga (PA). Sandro Paigo, Flávio Kaba e Antonio Saw denunciam a perseguição do poder público e a realidade das aldeias que sofrem com 4 meses sem aula.

No mês de fevereiro de 2014, 70 professores munduruku que atuavam na educação básica foram demitidos arbitrariamente pelo poder municipal. A prefeitura culpabiliza a “falta de formação” dos professores, mas despreza as resoluções nº 3 e 5 do Conselho Nacional de Educação, que garante a permanência de professores indígenas por formação de serviço.

No dia 10 de março, cerca de 70 professores decidiram trancar a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD) de Jacareacanga. Saíram do local sem obter resposta.

Em maio, com muitas escolas ainda sem atividades, os Munduruku decidiram, no dia 5, manifestar-se novamente. Na manhã do dia 13 aproximadamente 500 garimpeiros, comerciantes e membros do Poder Público, incluindo o próprio secretário de assuntos indígenas da cidade, atacaram 20 Munduruku na manhã desta terça, 13, durante ação contra a presença dos indígenas no município. Dois Munduruku acabaram feridos nas pernas depois de atingidos por rojões lançados pelos manifestantes anti-indígenas.

Os Munduruku seguem lutando pelos seus direitos e pelo seu território.

Leia também:

Carta dos Munduruku ao MPF Santarém, Funai Brasília e Coordenação Regional Tapajós

Movimento Munduruku exige apuração de violência em Jacareacanga, PA

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.