Missionários avançam sobre terra indígena Vale do Javari (AM)

Crianças mayoruna da aldeia Lobo. Foto: Elaíze Farias

Lideranças indígenas afirmam que não querem evangelização em suas aldeias

Por Elaíze Farias – Vale do Javari, Atalaia do Norte

Junto com o precário serviço de saúde, atividade escolar quase inexistente, o desmatamento para criação de boi e a extração de madeira (embora em menor escala) são algumas das principais ameaças contra a sobrevivência dos povos indígenas do Vale do Javari.

Uma pressão razoavelmente recente, contudo, vem preocupando os indigenistas e os próprios indígenas: o avanço da entrada de missionários evangélicos nas aldeias.

Segundo o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio em Atalaia do Norte, Bruno Pereira, nos últimos anos o Vale do Javari tem sido o novo alvo de misssionários, mas a maioria das lideranças se recusa a aceitá-los. Ele próprio diz ser procurado pelos missionários, que oferecem ajuda aos indígenas.

Para serem aceitos, a estratégia dos missionários é oferecer serviços inexistentes nas comunidades (e que seria obrigação do Estado brasileiro), como escolas, postos de saúde e até poços artesianos. Outra maneira de aproximação é evangelizar apenas um indígena (que em geral se torna pastor) de uma determinada aldeia (inclusive do Peru) e, tempos depois, promover o seu retorno para que ele continue o trabalho junto aos demais.

O cacique da aldeia Lobo, Waki Mayoruna, é radicalmente contra a entrada de missionários. Na reunião ocorrida em sua aldeia, a presença de um piloto de avião que levou até o local o prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, incomodou Waki. O cacique teria expulsado o piloto (que mais tarde disse à reportagem ser da “ONG” Assembleia de Deus), se não fosse a interferência de outros indígenas.

Em declaração ao jornal A CRÍTICA, Waki disse que não aceita missionários pois estes provocam conflitos e divisões nas aldeias e querem proibir que os indígenas continuem praticando seus rituais e sua cultura.

Gonçalo Mayoruna, que dá aulas em sua casa. Foto: Elaíze Farias

Outro problema identificado nas aldeias mayoruna é a precária estrutura dos polos bases de saúde e na operacionalização do atendimento. A região tem alto índice de malária, hepatite, DST, tuberculose e mansonelose (esta provocada pela picada do mosquito pium e que não tem cobertura do Sistema Único de Saúde). Também não há escolas. Na aldeia Lobo, por exemplo, o professor Gonçalo Mayoruna dá aulas em sua casa, com livros reutilizados.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus_0_883711669.html

Comments (5)

  1. Escola indigena não foraram construido aldeia Yrinta e um ..muitas vezes fomos enganado pelas governo ou ate prefeitura de atalaia do norte-am..e.funai fala que indigenas esta sendo imigração na cidade em atalaia do norte.nos indigena não temo apoio de funai e ministerio de educação nem seduque.muito pessoas fala que jovem tem que.volta para aldeia não temos ocupa ..estamos procurando eestudar na cidade porque na aldeia não professor quarificado para ensinar e não tem cnteudo bom.por isso queremos estudar escola não indio..funai fala que existem educação diferênciada isso não é verdade..muita pessoas fala que indigena não volta para aldeia isso é mentira. Cade que funai e prefeitura e seduque governo oferece para nós jovem indigenas do vele do javari.hoje dia nos estudante indigena preocupamos nossos terra..não somos respeito com isso temos.direito diante a lei.
    so fica que indigena não presta nunca preocupou com educação primeiro contato.existem nos parente korubo dominado pela lider marubo que korubo …se nao preocupar educação que 20 vinte anos ..isso

  2. Nos indigenas tem que conhecer a verdade que e ICBO.. o p meu pai jose Tumi Mayuruna fala de Deus criador da humanidade..Deus tenha gracas nossas vida..muitas pessoas nao entende as coisas de Deus..agora pessoas interpreta errado..indio vai perder sua costumes e tradicao fala seria..cultura Brasileira sao puru vem de fora ou inportado..igreja catolica e cultura Brasileira..claro que nao..fala serio..evangelho e palavra de Deus…meu pai conta historia do mutum e ave que ensinou Tribo mayoruna ..hoje entendemos que mutum ave quando jesus estava na Terra.mutum e uma ave apareceu a forma mutum… mutum eram proprios jesus..pela cosmivisao Tribo Mayoruna..por isso acreditamos que ICBO ..existem…homem branco quer destroir Meio Ambiemte..hoje em nossa terra esta ameaca recursos naturais e indios isolado do amazonas…Governo nao dar asistencias pelo indio isolado e nem indio contaquitado…agora quem esta preocupado indio isolado indio civilizado E ICBO – significa-Deus…

  3. Muitas pessoas fala que pecado nao existem entre indigenas na verdade evangelho nao muda cultura ,evangelho voloriza cultura indigena Deus e Dono da cultura.muitos anos mayuruna falava ICBO -significa -Deus. Quem criou Brasileiro,mayouruna,matis,kanamari,marubo,kulina; kurubo,Ticuna,kocama.me Responda por favor.

  4. Evangelho nao esta avancando Alcoolismo esta avancando dentro aldeia bebida alcoolismos prostitucao. Pescador amecando liderancas indigenas isso esta sendo avancos terra indigenas .entre indio esta sendo matando entre indio por causas facas e roupas e panela e isolamento e contrato acresivo e educacao e saude precarias.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.