Desenvolvido por pesquisadores do curso de especialização “Sociologia das Interpretações do Maranhão: povos e comunidades tradicionais, desenvolvimento sustentável e políticas étnicas”, que capacitou pesquisadores, gestores públicos, profissionais do movimento social, quilombolas e militantes para pensar a situação dos povos e comunidades tradicionais do Maranhão, o livro Insurreição de Saberes: práticas e pesquisas em comunidades tradicionais terá evento de lançamento no dia 31 de agosto, às 9h, no auditório do CECEN-UEMA-Maranhão.
Criado no ano de 2008 a partir de um convênio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/GESEA) com a Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Secretaria de Igualdade Racial (SEIR), o curso de Especialização “Sociologia das Interpretações do Maranhão: povos e comunidades tradicionais, desenvolvimento sustentável e políticas étnicas” capacitou pesquisadores, gestores públicos, profissionais do movimento social, quilombolas e militantes para pensar a situação dos povos e comunidades tradicionais do Maranhão.
A demanda partiu dos próprios pesquisadores dos movimentos sociais que já possuíam reflexões acumuladas sobre a situação de violação dos direitos dos povos e comunidades tradicionais e um surpreendente conhecimento dessas realidades localizadas, precisamente reflexões críticas sobre as políticas governamentais. Possuíam um conhecimento operacionalizado em práticas cotidianas e desenvolvimento no bojo de embates e mobilizações.
O livro Insurreição de Saberes: práticas de pesquisas em comunidades tradicionais é resultado desse curso, precisamente da sistematização e reorganização dos trabalhos finais dos alunos.
Organizadores: Cynthia Carvalho Martins, Aniceto Cantanhede Filho, Arydimar Vasconcelos Gaioso, Helciane de Fátima Abreu Araújo.
Autores: Davi Pereira Júnior, Raimundo Maurício Paixão, Jorrimar Carvalho de Sousa, João Damasceno Gonçalves Figueiredo Júnior, Dorival dos Santos, Ana Carolina Magalhães Mendes, Mari-Vilma Maia da Silva, Gyordanna Patrícia Pereira Silva, Carla Georgea Silva Ferreira, Valderiza Barros, Antonio Henrique França, Ana Gissele Soares Coelho, Silvio Sergio Ferreira Pinheiro.
Programação
Insurreição dos Saberes: Práticas de pesquisas em Comunidades Tradicionais
Data: 31/08/2011
Local: Auditório do CECEN – CAMPOS Paulo- VI (UEMA)
09:00h às 10:00h Mesa de Abertura
Prof. Alfredo Wagner /Berno de Almeida – Coordenador Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia
Porfª Rosa Acevedo Marim – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA/PNCSA
Profª Arydimar Vasconcelos Gaioso – Coordenadora do GESEA/PNCSA
Profª Helciane de Fátima Abreu Araujo – Coordenadora do GESCP (Grupo de Estudos Educação e Cultura Política)/PNCSA
Coordenação: Prof. Protásio César dos Santos
FAPEMA
10:00h às 11:00h: Insurreição de Saberes: Práticas de Pesquisa em Comunidade Tradicional
Profª Cynthia Carvalho Martins – Coordenadora do GESEA/PNCSA
Representantes: CCN, MABE, MIQCB
Autores do livro relatando suas experiências de pesquisa e relevância do curso de Especialização
Coordenação: Prof. Aniceto Cantanhede Filho – UEMA/PMCSA/CCN
Enviada por Ricardo Verdum.
Gostaria muitissimo de conseguir um exemplar pois trabalho com uma comunidade quilombola e com uma comunidade indígena.Para a ldeia Cinta Vermelha seria muito interessante,pois estão lendo sobre estas questões e se atualizando.
meu endereço é rua Israel Pinheiro 573-Bairro Canoeiro-Araçuai-MG-Cep 30600.000