Lançamento: “Insurreição de Saberes”

Desenvolvido por pesquisadores do curso de especialização “Sociologia das Interpretações do Maranhão: povos e comunidades tradicionais, desenvolvimento sustentável e políticas étnicas”, que capacitou pesquisadores, gestores públicos, profissionais do movimento social, quilombolas e militantes para pensar a situação dos povos e comunidades tradicionais do Maranhão, o livro Insurreição de Saberes: práticas e pesquisas em comunidades tradicionais terá evento de lançamento no dia 31 de agosto, às 9h, no auditório do CECEN-UEMA-Maranhão.

Criado no ano de 2008 a partir de um convênio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/GESEA) com a Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Secretaria de Igualdade Racial (SEIR), o curso de Especialização “Sociologia das Interpretações do Maranhão: povos e comunidades tradicionais, desenvolvimento sustentável e políticas étnicas” capacitou pesquisadores, gestores públicos, profissionais do movimento social, quilombolas e militantes para pensar a situação dos povos e comunidades tradicionais do Maranhão.

A demanda partiu dos próprios pesquisadores dos movimentos sociais que já possuíam reflexões acumuladas sobre a situação de violação dos direitos dos povos e comunidades tradicionais e um surpreendente conhecimento dessas realidades localizadas, precisamente reflexões críticas sobre as políticas governamentais. Possuíam um conhecimento operacionalizado em práticas cotidianas e desenvolvimento no bojo de embates e mobilizações.

O livro Insurreição de Saberes: práticas de pesquisas em comunidades tradicionais é resultado desse curso, precisamente da sistematização e reorganização dos trabalhos finais dos alunos.

Organizadores: Cynthia Carvalho Martins, Aniceto Cantanhede Filho, Arydimar Vasconcelos Gaioso, Helciane de Fátima Abreu Araújo.

Autores: Davi Pereira Júnior, Raimundo Maurício Paixão, Jorrimar Carvalho de Sousa, João Damasceno Gonçalves Figueiredo Júnior, Dorival dos Santos, Ana Carolina Magalhães Mendes, Mari-Vilma Maia da Silva, Gyordanna Patrícia Pereira Silva, Carla Georgea Silva Ferreira, Valderiza Barros, Antonio Henrique França, Ana Gissele Soares Coelho, Silvio Sergio Ferreira Pinheiro.

Programação

Insurreição dos Saberes: Práticas de pesquisas em Comunidades Tradicionais

Data: 31/08/2011

Local: Auditório do CECEN – CAMPOS Paulo- VI (UEMA)

09:00h às 10:00h Mesa de Abertura

Prof. Alfredo Wagner /Berno de Almeida – Coordenador Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia

Porfª Rosa Acevedo Marim – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA/PNCSA

Profª Arydimar Vasconcelos Gaioso – Coordenadora do GESEA/PNCSA

Profª  Helciane de Fátima Abreu Araujo – Coordenadora do GESCP (Grupo de Estudos Educação e Cultura Política)/PNCSA

Coordenação: Prof. Protásio César dos Santos

FAPEMA

10:00h às 11:00h: Insurreição de Saberes: Práticas de Pesquisa em Comunidade Tradicional

Profª Cynthia Carvalho Martins – Coordenadora do GESEA/PNCSA

Representantes: CCN, MABE, MIQCB

Autores do livro relatando suas experiências de pesquisa e relevância do curso de Especialização

Coordenação: Prof. Aniceto Cantanhede Filho – UEMA/PMCSA/CCN

Enviada por Ricardo Verdum.

Comments (1)

  1. Gostaria muitissimo de conseguir um exemplar pois trabalho com uma comunidade quilombola e com uma comunidade indígena.Para a ldeia Cinta Vermelha seria muito interessante,pois estão lendo sobre estas questões e se atualizando.
    meu endereço é rua Israel Pinheiro 573-Bairro Canoeiro-Araçuai-MG-Cep 30600.000

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.