A delegação com cerca de 100 indígenas de oito povos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que está em Brasília desde a segunda-feira (10) para reivindicar direitos junto aos Três Poderes, visitou nessa quarta-feira (12) gabinetes na Câmara dos Deputados e participou de uma sessão de julgamento no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) “para dizer que existimos e exigir que respeitem nosso direito à terra”, de acordo com a professora Guarani-Kaiowá Teodora de Souza. (mais…)
Day: 13 de agosto de 2015
Massacre indígena: primeira higienização social de Teresina
Lutas e batalhas sangrentas levaram a uma completa eliminação dos povos indígenas
Por Mírian Gomes, em Capital Teresina
TERESINA – A história do Brasil é marcada pela forma como os colonizadores trataram os povos que aqui já habitavam. Não diferente do resto do país, nas terras que viriam a ser o estado do Piauí e a capital Teresina, lutas e batalhas sangrentas levaram a uma completa eliminação dos povos indígenas. (mais…)
Vítimas de escalpelamento recebem atendimento no Hospital Regional em Breves
O setor de urgência do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, atendeu, no início da semana, mais uma vítima de escalpelamento, uma adolescente de 16 anos, natural de Portel. A jovem recebeu os primeiros cuidados da equipe multiprofissional do HRPM. Com escalpelamento total, ela foi transferida com o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), para atendimento em Belém. Com mais esse caso, quatro pessoas já foram atendidas pelo corpo clínico do Hospital Regional nos meses de junho, julho e agosto. (mais…)
Refrigerante e doce provocam epidemia de diabetes em índios Xavante em MT
Por Lucas Reis, na Folha de São Paulo/Amazônia
Sentados em círculos, centenas de índios xavantes pintados de vermelho observam o banquete reunido no chão. Mal amanhecia o dia, mas todos passaram as últimas 12 horas de pé, dançando e cantando, na festa que encerrava um ritual sagrado que só ocorre a cada 15 anos.
É hora de repor a energia, mas no banquete quase nada remete à dieta tradicional indígena. Há vários pacotes de pão de forma, farinha de trigo, bisnagas, bolos de caixinha e muito refrigerante.
Famosos pela grande força física e pela veia guerreira, os xavantes estão sucumbindo diante de uma doença silenciosa: o diabetes. (mais…)
INB admite que urânio contamina água na Bahia
Zoraide Vilasboas – Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania
Pela primeira vez, em mais de 14 anos de atividade no semiárido baiano, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) admitem a contaminação da água em Lagoa Real, município limítrofe com Maniaçu, distrito de Caetité, onde opera a única unidade de mineração e concentração de urânio ativa na América Latina, a cerca de 700 km de Salvador, capital da Bahia. Mas nem um órgão competente tomou providências para proteger as populações da região. Comunicado do prefeito de Lagoa Real Francisco José Cardoso de Freitas informa em maio passado, que o poço do Sr. Oswaldo, na comunidade de Varginha, naquele município, seria “fechado por ser considerado impróprio para o consumo humano, baseado no boletim de análise feita pela INB.” (mais…)
I Encontro de Formação em Museologia para Povos Indígenas em Pernambuco
DOCUMENTO FINAL
Nós, representantes dos povos indígenas Kapinawá, Truká, Fulni-ô, Xukuru, Pankararu (PE), Kanindé e Jenipapo-Kanindé (CE), Kaingang (SP), Karipuna (AP), Kiriri (BA) e Guarani-Kaiowá (MT); e das instituições Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade da Universidade Federal de Pernambuco (NEPE/UFPE), Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco (MUHNE/FUNDAJ), Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) e Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ/BA); reunidos no Território Indígena Kapinawá, estado de Pernambuco, durante o I Encontro de Formação em Museologia para Povos Indígenas em Pernambuco, que foi organizado com o objetivo de fortalecer a qualificação para a auto-gestão museológica, o intercâmbio e as trocas de experiências entre representantes de museus indígenas e parceiros; reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento das culturas, memórias e lutas políticas dos povos indígenas, através da organização dos núcleos estaduais da Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil. (mais…)
Manifestações do dia 20 podem ampliar diálogo de movimento social com população
“Temos uma Câmara de Deputados reacionária, homofóbica e fundamentalista, que tenta reduzir a maioridade penal, mas os meios de comunicação estão focados sempre na Lava Jato”, diz ativista
Por Eduardo Maretti
Da RBA / MST
Ao contrário de manifestações contra o governo Dilma Rousseff, como a que ocorreu em 15 de março e a que será realizada no próximo domingo (16), com forte apoio da mídia, atos políticos da sociedade civil estão longe de ter destaque nos meios de comunicação. Para militantes e ativistas, se o ódio ao PT e o clima de impeachment artificialmente criado a partir da crise decorrem também da parcialidade da mídia, a mobilização para o dia 20, em defesa da democracia, podem significar a ampliação do diálogo com a sociedade. (mais…)
Umbanda, religião e resistência
Paolo Moiola* – Noticias Aliadas / Adital
Sobre a porta de entrada, na parede verde, reza a inscrição: “Casa de Produtos de Umbanda São Jorge”. No interior, as estantes estão repletas de incensos e produtos naturais para propiciar todo gênero de propósitos (desde amor até dinheiro), e estátuas de várias dimensões, com as descrições de santos católicos ou de outras pessoas. (mais…)
Argentina: Campamento indígena en la Capital requiere urgente solidaridad
Acampe QO.PI.WI.NI representa a los pueblos Qom, Pilagá, Wichí y Nivaclé de Formosa
Servindi, 13 de agosto, 2015.- El acampe de indígenas de Formosa ubicado desde febrero de este año entre las avenidas de Mayo y 9 de Julio requiere del urgente apoyo solidario frente a la inclemencia de las lluvias que ha agravado la situación de 90 personas que se hallan a la intemperie en Buenos Aires, capital de Argentina. (mais…)
“Lo indígena es hoy en día la reserva moral de la humanidad”
Ana María Pino Jordán destaca importancia de la comunicación intercultural para defender la Madre Tierra
Servindi – Compartimos la brillante intervención de Ana María Pino Jordan en el Foro Público “Comunicación Intercultural para la Defensa de la Madre Tierra” que se realizó el 19 de junio en Puno. Pino Jordán es promotora del espacio cultural La Casa del Corregidor y del Grupo de Estudio Interculturalidad, entre otros. (mais…)