‘Política imposta pela Alemanha é crime contra a Humanidade’

Sujeitar o povo a condições de asfixia – criando premeditadamente as condições para uma catástrofe humanitária – viola todas as convenções internacionais

InfoGrécia/Carta Maior*

A poucas horas da votação das medidas prévias de austeridade, a presidente do Parlamento grego voltou a apelar ao Governo para que não aceite a chantagem dos credores para um acordo em que já nem o FMI acredita. Leia aqui o discurso de Zoe Konstantopoulou na semana passada a justificar a abstenção na proposta, traduzido pelo blogue Aventar. (mais…)

Ler Mais

“Ministério promete força-tarefa para retirar índios de terras em MS”

Jéssica Benitez, Midiamax

Após reunião tensa com representantes da bancada federa, estadual, governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB), representantes de entidades e ruralistas que tiveram terras ocupadas [sic] por índios, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se comprometeu em fazer força-tarefa para retirar indígenas que ocuparam [sic] fazendas na região Sul do Estado desde o final do mês passado. De acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB), trata-se de terras que não são demarcadas.  (mais…)

Ler Mais

CPI da Violência contra Jovens Negros aprova relatório final

Comissão conclui que negros são vítimas de diversos tipos de discriminação social que geram violência

SEPPIR

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada em março para investigar as causas da violência contra jovens negros apresentou hoje, (15) o relatório final dos estudos. O grupo sugere 16 projetos de lei e oito Propostas de Emenda à Constituição (PECs) para combater a violência aos jovens negros. (mais…)

Ler Mais

Documentário lançado nesta quarta na Câmara traz luta de Guarani Kaiowá pela demarcação

‘Tempos de Retomadas’ permitirá ao público saber mais sobre os conflitos que têm vitimado indígenas no Mato Grosso do Sul, alvos de organizações paramilitares que os expulsam de suas terras

por Redação RBA

O documentário Tempos de Retomadas, que traz a realidade dos Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul,será lançado hoje (15), na Câmara dos Deputados, para que o público tenha uma compreensão sobre os problemas vividos por essas comunidades indígenas, alvos de organizações paramilitares que as expulsam de suas terras em favor dos ruralistas e fazendeiros. (mais…)

Ler Mais

AL – Funai pede mais tempo para tirar posseiros de terra indígena

Mais de 460 ocupações terão de ser indenizadas antes de deixarem área demarcada em Palmeira dos Índios

José Fernando Martins, Especial para o EXTRA

A Justiça Federal em Alagoas reconheceu, preliminarmente, a inviabilidade de realizar todos os procedimentos para assegurar o direito dos indígenas da terra Xukuru Kariri, localizada em Palmeira dos Índios, em um período de apenas três meses. O trabalho de demarcação da terra pertencente à etnia foi concluído em agosto de 2013. (mais…)

Ler Mais

MPF/MS questiona Justiça sobre preservação de cemitérios indígenas em área de reintegração

Ordem para retirada dos índios de Curral do Arame foi concedida sem considerar a existência de túmulos de integrantes da comunidade

MPF/MS

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul peticionou a Justiça Federal questionando o modo como será realizado o cumprimento de ordem de reintegração de terra da comunidade Curral do Arame (Tekoha Apika’y), localizada na BR-463, entre os municípios de Dourados e Ponta Porã. No local, foram identificados três cemitérios indígenas, que somam nove túmulos de integrantes da comunidade. (mais…)

Ler Mais

Ser contra cotas raciais é concordar com a perpetuação do racismo

Fomos das senzalas às favelas. A maioria da população negra é pobre por conta da herança escravocrata, que deve ser reparada

por Djamila Ribeiro, Carta Capital

É comum algumas pessoas não entenderem por que afirmamos que pessoas contra cotas raciais são racistas. Há quem pense que racismo diz respeito somente a ofensas, injúrias e não percebem o quanto vai muito mais além: se trata de um sistema de opressão que privilegia um grupo racial em detrimento de outro. (mais…)

Ler Mais

“Os países endividados deixaram claro que eram nosso pior inimigo”. Entrevista com Yanis Varoufakis

IHU – “Nada mais me surpreende, nossa zona do euro é um lugar incômodo para as pessoas decentes. Tampouco me surpreende que (Tsipras) fique e aceite um péssimo acordo. Entendo que sinta que tem obrigações com aqueles que o apoiaram e não quer que nosso país se transforme em um Estado falido. Mas não vou mudar minha opinião, a mesma desde 2010, de que a Grécia deve parar de adiar e fingir, devemos parar de pedir novos empréstimos e fingir que resolvemos o problema, quando isso não é verdade; quando nossa dívida é ainda menos sustentável com novas medidas de austeridade que mergulham ainda mais a economia e o fardo recai cada vez mais sobre os que não têm nada, com a inevitável crise humanitária. Não estou disposto a aceitar isso. Não contem comigo”, afirma Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia, em entrevista concedida a Henry Lambert, publicada por News Stateman e reproduzida por El País, 14-07-2015. (mais…)

Ler Mais

Ministro da Justiça anuncia 4 medidas para reduzir os conflitos no Mato Grosso do Sul

O Indigenista

Após reunião tensa no dia 14 de julho, em Brasília, com Funai, representantes indígenas, representantes da bancada federal, estadual, governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB), representantes de entidades e ruralistas que tiveram terras ocupadas [sic] por índios, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apontou quatro medidas para buscar soluções aos processos de demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul. (mais…)

Ler Mais