“Estado e fazendeiros podem ser punidos pelo fim da pororoca, diz MPF”

Nota: a imagem acima foi capturada por nós de vídeo da Rede Amazônica presente na matéria. Patrícia Pinha, chefe da Reserva do Lago Piratuba, mostra as cercas que latifundiários estão construindo no leito do rio Araguari, que na verdade foi desviado e teve suas águas (e agora está tendo seu leito) privatizados. A reportagem se exime obviamente de ir fundo na questão. É um crime brutal acontecendo. Quem vai denunciar isso de forma decente? Até onde vai a ação do MPF? E do ICMBio? Em dois anos, um rio foi devorado pelos pecuaristas. E vai ficar assim? (Tania Pacheco)

* * *

G1 AP

Órgão apura licenças indevidas e ocupação irregular para criação de búfalos. Drenagem do rio Araguari destruiu ambiente do fenômeno natural no Amapá. (mais…)

Ler Mais

Mulheres e Índios: a nova independência, por José Ribamar Bessa Freire

“Ay lunita tucumana / tamborcito calchaquí /
compañera de los gauchos / por las sendas del Tafi”.

(Atahualpa Yupanqui – zamba)

Taqui Pra Ti

(De Tucumán) A Argentina comemora o bicentenário de sua independência em julho do próximo ano, mas os preparativos já começaram. O Ministério da Cultura organizou o Foro Nacional e Latinoamericano da Nova Independência, que nos últimos meses percorreu 17 cidades, realizando debates entre pesquisadores, intelectuais, gestores culturais e militantes da América e Europa. O ciclo foi encerrado nesta semana em San Miguel de Tucumán, com mais de 40 palestrantes. Um deles era eu, discutindo as línguas indígenas e a luta para preservá-las. (mais…)

Ler Mais

Odiar é fácil, qualquer fuinha odeia. Dialogar tem sido para poucos, por Leonardo Sakamoto

No blog do Sakamoto

A esquerda foi para a rua na redemocratização do país e não saiu mais. Não pode se assustar, portanto, que a direita também esteja ocupando o espaço público. Pelo contrário, deveria achar isso saudável.

A histórica ausência de debate político nas ruas, criou alguns problemas. Por exemplo, a incapacidade de muita gente de separar o que é um discurso conservador (que tem suas pautas a respeito do papel do Estado) e os dodóis que, em número insuficiente para organizarem suas próprias manifestações, tentam empurrar um ato de terceiros para o fundo do poço com suas ideias que – não raro – vão contra a dignidade e a legalidade. (mais…)

Ler Mais

Redução da maioridade abre precedente para revogar parte do ECA, diz advogado

Por Ivan Richard, repórter da Agência Brasil

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos, nesta segunda-feira (13), no centro do debate sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A mudança, de acordo com o coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos em São Paulo, o advogado Ariel de Castro Alves, abre precedente para uma reinterpretação do ECA. Para ele, reduzir a maioridade penal seria como “revogar” o ECA em relação à proteção de adolescentes entre 16 e 17 anos. (mais…)

Ler Mais

Participe de documentário longo sobre comunidade quilombola de Rio dos Macacos (BA), sua história e o conflito com a Marinha pela posse da terra

A comunidade quilombola de Rio dos Macacos reúne cerca de 60 famílias de agricultores e pescadores que vivem em território rural na divisa de Salvador e Simões Filho (BA). No final da década de 1950 e início de 60 as fazendas em que nasceram e viviam foram doadas pela prefeitura de Salvador à Marinha do Brasil[1].

No início dos anos 1970, a Marinha construiu a Vila Naval da Barragem, condomínio residencial de suboficiais da Força, em área da Fazenda Macaco. Desde então, tornaram-se frequentes  os conflitos com os agricultores e pescadores da área. As relações entre fuzileiros, oficiais e suboficiais da Marinha com os moradores da “Roça” foram marcadas por vários episódios de violência física e psicológica e só fizeram recrudescer nos últimos anos. (mais…)

Ler Mais

“Tribo amazônica cria enciclopédia de medicina tradicional com 500 páginas”

Texto originalmente publicado por Jeremy Hance no Mongabay

infoamazonia

Em uma das grandes tragédias da nossa era, tradições, histórias, culturas e conhecimentos indígenas estão desfalecendo em todo o mundo. Línguas inteiras e mitologias estão desaparecendo e, em alguns casos, até mesmo grupos indígenas inteiros estão em processo de extinção. Isto é o que chama a atenção para uma tribo na Amazônia – o povo Matsés do Brasil e do Peru –, que criou uma enciclopédia de 500 páginas para que sua medicina tradicional seja ainda mais notável. A enciclopédia, compilada por cinco xamãs com a ajuda do grupo de conservação Acaté, detalha cada planta utilizada pelos Matsés como remédio para curar uma enorme variedade de doenças. (mais…)

Ler Mais

Nota de Repúdio à prefeitura e a conselheiros do Codema de Conceição do Mato Dentro, MG

Prefeitura e conselheiros do Codema de Conceição do Mato Dentro atropelam Ministério Público e comunidades atingidas pelo projeto Minas-Rio

Nota Pública de Repúdio

A REAJA – REDE DE ARTICULAÇÃO E JUSTIÇA DOS ATINGIDOS DO PROJETO MINAS-RIO (mineradora Anglo American)  repudia veementemente o golpe da prefeitura e conselheiros do Codema de Conceição do Mato Dentro (CMD), imediatamente após compromissos estabelecidos com as comunidades atingidas que participaram, no último dia 02/07/2015,  de Audiência Pública sobre a Declaração de Conformidade Municipal para a etapa 2 do empreendimento Minas-Rio – “Otimização da Mina do Sapo”. (mais…)

Ler Mais

Meu encontro com o “Che”, por Roberto Sávio

Há exatos sessenta anos (8/7/1955), Ernesto Guevara somava-se à luta pela revolução cubana. No texto abaixo, o jornalista Roberto Savio narra um encontro revelador sobre seu caráter 

Por Roberto Savio. em Outras Palavra | Tradução Paula Zawadzki

Em 1963, fiz uma viagem para a Venezuela. Até esse momento, eu era um repórter jovem que trabalhava para a revista italiana Rinascita(jornal semanal do PCI). Em uma entrevista, o Presidente Betancourt me contou que, como social-democrata, estava muito preocupado com o surgimento de uma guerrilha na Venezuela. Então, comecei a procurar o seu líder, Luben Petkoff, mas não consegui encontrá-lo. Consegui falar com alguns simpatizantes dele e disso surgiu uma reportagem com os camponeses que Petkoff queria alistar, seguindo o modelo cubano. Cheguei à conclusão de que a realidade era completamente diferente do que Petkoff havia pensado e que a guerrilha não teria êxito. (mais…)

Ler Mais

Entrevista especial Adital: Bolívia e a política do Viver Bem

Por Cristina Fontenele, na Adital

A Bolívia tem se destacado, nos últimos anos, no cenário latino-americano pela participação crescente dos movimentos sociais na política e pelas transformações implementadas no país, desde que Evo Morales assumiu a Presidência da República, em 2006.

Fernando Huanacuni trabalhou durante sete anos na Diplomacia da República da Bolívia, assessorando o governo de Morales e orientando as políticas públicas para implantar a diplomacia entre os povos. A partir da cosmovisão andina do “viver bem” buscou fomentar o diálogo entre as organizações e gerar novos mecanismos de integração nacional. (mais…)

Ler Mais