A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de legalizar nacionalmente o casamento homoafetivo (que já era permitido em 36 dos 50 estados), nesta sexta (26), coroa décadas de ativismo e militância por direitos e se torna referência para outros países. (mais…)
Day: 27 de junho de 2015
Entidades criticam magistrados de MG por favorecimento a empresas de mineração
Cerca de 35 organizações que atuam em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos lançaram nota criticando a postura dos juízes, que realizaram evento ouvindo apenas empresas e políticos que se favorecem com setor
Da Redação em Belo Horizonte, Brasil de Fato
Como parte da comemoração de seus 60 anos, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) realizou nesta semana o I Congresso Mineiro sobre Exploração Minerária. (mais…)
Estudantes pró-diversidade são ameaçados de morte na Federal do ABC
Alunos temem escalada sem limites da violência. Grupo religioso percorre câmaras de vereadores da região para pressionar pela exclusão do tema dos planos municipais de Educação
por Camilla Feltrin, do ABCD Maior, na RBA
“Viado tem que morrer”, “vai ter homofobia sim” e “viado vai morrer: bala ou aids” são algumas das ameaças escritas nas paredes da Universidade Federal do ABC (UFABC) de São Bernardo, no ABC paulista, que surgiram na última semana e estão aterrorizando os alunos. De acordo com estudantes que não quiseram se identificar, a reação pode ser motivada pela rearticulação do grupo Prisma, uma comunidade acadêmica voltada à promoção da diversidade. (mais…)
Via Campesina critica apropriação da agroecologia pelo capital
A crítica se deu durante seminário promovido pela FAO, em Brasília, sobre o fortalecimento da agroecologia na América Latina.
Por Iris Pacheco, da Página do MST
Entre os dias 24 a 26 de junho, diversos representantes da Via Campesina participam do Seminário Regional de Agroecologia na América Latina e Caribe, no Centro de Formação Israel Pinheiro, em Brasília. (mais…)
ES – Prefeituras de Ponto Belo e Mucurici se omitem em processos contra Aracruz Celulose (Fibria) e Suzano
Ubervalter Coimbra, Século Diário
As prefeituras de Ponto Belo e de Mucurici, no noroeste do Espírito Santo, não se manifestaram no processo contra a Aracruz Celulose (Fibria) e Suzano. As regiões noroeste e norte, que já sofrem com escassez de água, poderão ser profundamente afetadas em seus recursos hídricos com os novos plantios de eucalipto. (mais…)
Comunidade quilombola do Sertão pernambucano comemora assinatura de decreto de desapropriação
Incra/Médio São Francisco
Vinte e dois de junho passa a ser um dia histórico para a comunidade quilombola Santana III, localizada nos municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó. Na manhã da segunda-feira (22), a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto que declara de interesse social, para fins de desapropriação, os cinco imóveis rurais que compõem o território quilombola, com área de aproximadamente 2.080 hectares. (mais…)
SP – Incra publica relatório técnico de comunidade quilombola do Vale do Ribeira
Incra/SP
O Ministro Patrus Ananias e o presidente substituto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes anunciaram nesta quinta-feira, 25, a publicação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) do território quilombola Cangume, localizado em Itaoca, no Vale do Ribeira. A publicação do RTID no Diário Oficial da União marca um avanço importante no processo de regularização fundiária do território reivindicado pela comunidade Cangume, cujos ancestrais teriam obtido as terras como retribuição dos seus serviços na Guerra do Paraguai. Atualmente são 47 famílias quilombolas que reivindicam uma área 854,9 hectares. (mais…)
Kurusu Ambá no Le Monde Diplomatique Brasil: “Fazendeiros incendeiam acampamento indígena no Mato Grosso do Sul”
Nota: Embora não tenha fatos novos, republicamos a matéria de Cristiano Navarro por conta do levantamento que ele faz de diversos momentos do conflito de Kurusu Ambá. Necessário observar que uma das crianças indígenas já foi encontrada. Continua desaparecido Diego Pereira, de 10 anos, segundo a excelente Nota divulgada pelo MPF em Ponta Porã. (Tania Pacheco)
* * *
Fazendeiros armados atacaram uma comunidade Guarani Kaiowá, deixando duas crianças desaparecidas, todos os barracos carbonizados e dezenas pessoas feridas (mais…)
MS – Arrendatário liderou fazendeiros em ataque a índios, afirma deputado Paulo Pimenta
Paulo Pimenta relatou drama dos guarani-kaiowá que ocupam três fazendas na fronteira, critica lentidão do governo para fazer demarcações e diz que clima na região é “de faroeste”
Por Helio de Freitas, no Campo Grande News
O ataque ao grupo de índios que ocupa a fazenda Madama, no município de Coronel Sapucaia, a 400 km de Campo Grande, foi liderado pelo arrendatário da área, à revelia do proprietário, que negociava com o MPF (Ministério Público Federal) a retirada do gado. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (26) ao Campo Grande News pelo deputado federal Paulo Pimenta, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. (mais…)
Dossiê Belo Monte – Não há condições para a Licença de Operação
Documento aponta principais consequências do desrespeito às condicionantes socioambientais da hidrelétrica que está sendo construída em Altamira (PA), no momento em que o Ibama avalia a autorização da operação da usina.
Em Amazônia
No escritório de Altamira (PA) da Norte Energia, empresa responsável pela usina de Belo Monte, um calendário aponta: “faltam 64 dias para a Licença de Operação”. Já dada como certa, a última licença ambiental da obra foi solicitada ao Ibama em 11 de fevereiro de 2015. Nesta segunda (29/6), o Instituto Socioambiental (ISA) vai divulgar um dossiê que aponta que ainda há muito a ser resolvido em termos de pendências socioambientais antes de se iniciar o enchimento do reservatório da hidrelétrica. (mais…)