No dia 13 de outubro de 2011, o Jornal Nacional divulgava reportagem feita em Dourados, Mato Grosso do Sul, com o subtítulo “Equipe foi até Dourados investigar onde foi parar o dinheiro enviado pelo Governo Federal para os postos de saúde da reserva indígena”. O texto e o vídeo feitos então podem ser acessados AQUI. O depoimento e as fotos abaixo, cuja autoria foram omitidas, são de hoje e mostram, além do total desrespeito aos Guarani e Kaiowá, igual descaso com o dinheiro público. Vergonha! (Tania Pacheco)
***
“Quatro anos se passaram desde que esteve em Dourados/MS, mais precisamente nas aldeias Jaguapiru e Bororo, a Equipe do JN, para averiguar o descaso com relação à saúde indígena, principalmente quanto à aplicação de recursos federais que estavam parados nas contas da Prefeitura Municipal, enquanto a equipe de saúde indígena atendia os pacientes em ambientes improvisados e inadequados, sem as mínimas condições sanitárias, oferecendo riscos aos profissionais de saúde e aos usuários.
Dentre as ações previstas estão reformas e ampliação de 05 Unidades de Saúde. Dessas, três foram efetuadas (diga-se de passagem, obras e materiais de péssima qualidade) e duas se encontram paralisadas, abandonadas, sem a conclusão dos serviços. Isto acarreta uma série de transtornos aos profissionais de saúde e à comunidade indígena. Toral descaso!!!