Na região do Grande ABC (SP), Sem Terra e Sem Teto iniciaram o curso de formação “História das Lutas Populares no Brasil”.
Por MST, no Diário Liberdade
O curso é inspirado numa iniciativa da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que já realiza o Curso de Formação para Militantes dos Movimentos Sociais, em que membros de organizações do campo e da cidade se encontram para compartilhar as experiências de luta e para aprofundar o debate teórico-político sobre a conjuntura, o desenvolvimento do capitalismo e os desafios da luta de classes.
O objetivo é contribuir na formação de lideranças para os movimentos populares do campo e da cidade.
Segundo Marcelo Buzetto, do MST, “essa unidade entre Sem Terra e Sem Teto, entre MST e MLB no campo da formação política, é uma experiência que deve se multiplicar em todo o país, pois nenhuma organização sozinha consegue alterar a correlação de forças na luta de classes e fazer as mudanças estruturais que queremos”, acredita.
Buzetto ainda fez referência à decisão política do MST de transformar o ano de 2015 no ano da Batalha das Ideias e intensificar as atividades de formação política na base, entre militante e com lideranças do MST e outros movimentos da classe trabalhadora brasileira.
O curso é uma iniciativa conjunta do MST, Movimento de Lula nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NELAM) do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA).
As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 13h, com cinco encontros na primeira etapa. Os temas debatidos serão sobre o colonialismo e desenvolvimento do capitalismo no Brasil, a resistência indígena, negra e popular, as lutas operárias e populares no século 20, a resistência e formas de luta e organização durante a ditadura civil-militar (1964/1985), o neoliberalismo no Brasil e América Latina e sobre o neodesenvolvimentismo nos governos Lula e Dilma.
MLB
O MLB é um movimento popular que luta por moradia, reforma urbana e socialismo. Está organizado em 15 estados do Brasil e tem realizado ocupações e lutas na região do ABC e Grande São Paulo. No curso estão militantes do MLB, do MST e estudantes da UMESP e da Fundação Santo André.
As aulas serão na Universidade Metodista. Na aula inaugural Marcelo Buzetto-MST e Gregório Motta Gould-Movimento Luta de Classes (MLC) falaram sobre A importância estratégica da formação política para os movimentos populares.
–
Foto: Militantes do MST e MLB na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo.
Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.