No ano da formação política, Movimento dos Sem Terra inicia curso junto com movimento urbano

Na região do Grande ABC (SP), Sem Terra e Sem Teto iniciaram o curso de formação “História das Lutas Populares no Brasil”.

Por MST, no Diário Liberdade

O Núcleo Carlos Marighella, um coletivo de militantes do MST que atua na Região do Grande ABC, em São Paulo, deu início ao curso de formação “História das Lutas Populares no Brasil”.

O curso é inspirado numa iniciativa da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que já realiza o Curso de Formação para Militantes dos Movimentos Sociais, em que membros de organizações do campo e da cidade se encontram para compartilhar as experiências de luta e para aprofundar o debate teórico-político sobre a conjuntura, o desenvolvimento do capitalismo e os desafios da luta de classes.

O objetivo é contribuir na formação de lideranças para os movimentos populares do campo e da cidade.

Segundo Marcelo Buzetto, do MST, “essa unidade entre Sem Terra e Sem Teto, entre MST e MLB no campo da formação política, é uma experiência que deve se multiplicar em todo o país, pois nenhuma organização sozinha consegue alterar a correlação de forças na luta de classes e fazer as mudanças estruturais que queremos”, acredita.

Buzetto ainda fez referência à decisão política do MST de transformar o ano de 2015 no ano da Batalha das Ideias e intensificar as atividades de formação política na base, entre militante e com lideranças do MST e outros movimentos da classe trabalhadora brasileira.

O curso é uma iniciativa conjunta do MST, Movimento de Lula nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NELAM) do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA).

As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 13h, com cinco encontros na primeira etapa. Os temas debatidos serão sobre o colonialismo e desenvolvimento do capitalismo no Brasil, a resistência indígena, negra e popular, as lutas operárias e populares no século 20, a resistência e formas de luta e organização durante a ditadura civil-militar (1964/1985), o neoliberalismo no Brasil e América Latina e sobre o neodesenvolvimentismo nos governos Lula e Dilma.

MLB

O MLB é um movimento popular que luta por moradia, reforma urbana e socialismo. Está organizado em 15 estados do Brasil e tem realizado ocupações e lutas na região do ABC e Grande São Paulo. No curso estão militantes do MLB, do MST e estudantes da UMESP e da Fundação Santo André.

As aulas serão na Universidade Metodista. Na aula inaugural Marcelo Buzetto-MST e Gregório Motta Gould-Movimento Luta de Classes (MLC) falaram sobre A importância estratégica da formação política para os movimentos populares.

Foto: Militantes do MST e MLB na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.