Defensoras e defensores de direitos humanos de todas as regiões do país se reuniram em Brasília nesta quinta-feira (06) para apresentar casos de violações e exigir do Governo Federal a prioridade em políticas de proteção e defesa dos direitos.
Entre o grupo estavam pessoas que sofrem cotidianamente ameaças e diversas outras violações de direitos em razão de sua luta por território (quilombolas e indígenas), em defesa das comunidades de pescadores e pescadoras artesanais, em defesa da população LGBT, contra a violência policial nas periferias urbanas, contra a exploração sexual infantil, em defesa da liberdade de manifestação e contra a criminalização dos movimentos sociais.
O grupo foi recebido pela Ministra Ideli Salvati, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), para apresentar algumas das principais reivindicações. Entre elas está a ampliação do diálogo entre sociedade civil e Secretaria, de forma que as demandas de defensoras e defensores, que se encontram represadas, possam ser apresentadas permanentemente. Além disso, reivindicou-se que a SDH seja o elo entre órgãos públicos e a sociedade civil nas questões relacionadas aos direitos humanos. (mais…)