Atingidos conquistam reparação das perdas no Paraná

atingidos barragens iguaçu

MAB – Após muitas lutas e reuniões desde o início de junho deste ano, finalmente os atingidos pelas enchentes do rio Iguaçu, no sudoeste do Paraná, estão sendo ressarcidos das perdas e danos ocasionados na época, quando mais de 300 famílias tiveram suas terras alagadas após a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, localizada no município de Capitão Leônidas Marques.

Devido ao aumento do nível do Rio Iguaçu provocado pelas chuvas, a usina decidiu abrir todas as 14 comportas na noite do dia 08 de junho, alagando áreas dos municípios de Capanema, Nova Prata, Realeza, e as cidades da região do Baixo Iguaçu.

Em reunião realizada em meados de outubro, foi acordado um Termo de Ajuste de Conduta entre a Copel e a Defensoria Pública do estado do Paraná, onde estabelece prazos e valores a serem repassadas as famílias atingidas. Os valores serão balizados pelo cadastro realizado pela Defesa Civil de cada município e o levantamento preliminar aponta aproximadamente 360 famílias atingidas pela enchente.

A Copel iniciou no último dia 20 de outubro o levantamento de campo com uma equipe técnica a fim de efetuar a pericia com laudo para formalizar o valor a ser repassado na seqüência a cada família.

O atingido Ailton Padilha fala com alegria: “Somente após muita cobrança foi possível estabelecer este acordo que é nada mais justo a Copel se sensibilizar e assumir a responsabilidade pelos danos que causou a todo esse pessoal aqui dos municípios”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.