Por Lou-Ann Kleppa e Luis Fernando Novoa Garzon, em Rio Madeira Já
Está rodando na TV aberta uma campanha da Santo Antônio Energia. A primeira peça publicitária foi exibida em meados de novembro. Uma moça anuncia um livro chamado “Peixes do Madeira”, patrocinado pela Santo Antônio Energia, em que são catalogados todos os peixes encontrados no rio Madeira antes da construção da hidrelétrica. A moça diz que o livro foi lançado “há pouco”.
Fomos ao site da Santo Antônio Energia e conferimos que os 3 volumes foram publicados em 2013. Pois é: 2014 está quase acabando e o livro foi lançado “há pouco”. O deslocamento não é só temporal, mas também é ético: uma usina hidrelétrica financia um estudo para inventariar todos os peixes que havia no rio antes de exterminá-los. Entendemos o livro como uma tentativa de empalhar um exemplar de cada espécie nova, rara, desconhecida e de uso comercial antes da implantação da barragem.
Catalogar a diversidade biológica – sabendo que a vida de todos os animais catalogados está ameaçada por quem paga o estudo – é fazer ciência?
(mais…)