ÑANDUTY é Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados e lança agora o convite para seu terceiro número, com o tema da Educação (Escolar) Indígena
Historicamente a educação foi uma das estratégias utilizadas pela colonização para “domesticar” (catequizar, normatizar, submeter, civilizar) e tentar integrar os povos indígenas à sociedade nacional, como reservas de mão de obra, falantes da língua portuguesa e aos poucos inseridos na economia de mercado.
Nestes mais de 500 anos de contato com os europeus, os povos indígenas foram, também, usando suas próprias estratégicas e fazendo suas experiências de educação escolar. Nas últimas décadas, a partir do movimento indígena e parcerias múltiplas, estas experiências de educação foram se transformando em direção à realidade destes povos, adotando elementos de suas línguas, conteúdos, professores e gestores indígenas.
Paralelo e concomitante a estas experiências, os povos indígenas sempre desenvolveram por séculos sofisticados mecanismos de produção e reprodução social num complexo sistema de educação, que chamamos de pedagogia indígena, processos próprios de aprendizagem, entre outros conceitos e práticas culturais de transmissão geracional de conhecimentos e saberes.
O presente número 03 da REVISTA ÑANDUTY tem como tema justamente a complexa relação entre educação, cultura e sociedade e está aberto a diferentes contribuições teóricas e/ou baseadas em trabalhos de pesquisa de cunho etnográfico ou de outro tipo relacionado à Educação (escolar) Indígena.
Endereço para o envio de artigos: www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/nanduty/
Data limite para a submissão de artigos: 30 de novembro 2014
Data de publicação: fevereiro de 2015