A comissão designada para a avaliação INEP/MEC de Reconhecimento do Curso de Licenciatura “Formação de Professores Indígenas” da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) esteve presente na UFAM nos dias 11 e 12 de agosto de 2014, tendo por finalidade promover a análise da documentação, verificar as instalações e a infraestrutura, bem como entrevistar as pessoas elencadas na proposta (dirigentes, docentes e discentes indígenas da Turma Munduruku – que estavam, na ocasião, cursando disciplinas e grupo de egressos (Turma Mura), coordenação do Curso, dentre outros envolvidos). Conforme o Relatório de Avaliação, “constatou-se nas reuniões com os diversos segmentos que o curso tem recebido apoio institucional e é reconhecido como importante mecanismo de promoção das políticas afirmativas e do respeito a diversidade”.
O curso foi avaliado como apresentando um perfil Muito Bom, CONCEITO 4 e, segundo os avaliadores, “possui natureza diferenciada, inovadora, ao mesmo tempo em que atende as exigências legais relativas a educação indígena”.
O projeto pedagógico foi inicialmente elaborado com vista a atender demandas do povo Mura (região de Autazes/AM), em 2008. Posteriormente foram feitas adequações para atender as Turmas Sateré-Mawé e Munduruku, iniciadas em 2011, assim como a Turma Médio Solimões, iniciada em 2013. Quatro novas Turmas estão em processo de discussão e planejamento.
O curso é realizado de forma presencial, em módulos condensados, com 3.165 horas e oferta de 60 vagas/por Turma. Objetiva formar, numa perspectiva intercultural e interdisciplinar, professores indígenas para atuar na 2ª fase do ensino fundamental e no ensino médio, nas escolas indígenas, com habilitação plena nas áreas de Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e Biológicas; Letras e Artes. Com duração de cinco anos, é composto por: 1) uma etapa de formação geral, dois anos e carga horária de 1320 horas, com todos os alunos indígenas estudando juntos; 2) uma etapa de formação específica, duração de dois anos e carga horária de 840 horas, de acordo com a opção de cada graduando e 3) uma etapa de integração das áreas, com duração de um ano, na qual todos os alunos indígenas da turma discutem resultados dos trabalhos de pesquisas, estágios, Projeto Político-Pedagógico das escolas indígenas, Trabalhos de Conclusão de Curso e outras questões relativas a formação diferenciada.
Como destaca o Relatório de Avaliação, o Curso é “fruto de um processo de construção compartilhada, tendo como principais sujeitos os próprios professores e lideranças indígenas, representados por suas organizações e os professores da UFAM, coordenados por um grupo de docentes da Faculdade de Educação (FACED)”.
O Curso conta com apoio do PROLIND (SECADI/MEC), com projetos aprovados para sua elaboração, sua implantação (com a Turma Mura, região de Autazes/AM) e sua ampliação (Turmas Munduruku, Sateré-Mawé e Médio Solimões). O apoio federal também viabilizou a construção do Centro de Referência para a Formação de Professores Indígenas, localizado na Fazenda Experimental da UFAM, onde também são desenvolvidas ações de vários outros cursos, possibilitando interlocução entre professores e estudantes, bem como a formação interdisciplinar.