Imprensa internacional critica brutalidade da polícia em protestos anti-Copa

Copa - violência na abertura

Por Gabriela Loureiro, em Brasil Post

Antes da abertura da Copa do Mundo nesta quinta-feira (12), os protestos em São Paulo e Rio de Janeiro foram o assunto mais discutido nas redes sociais e na cobertura jornalística internacional. Veículos estrangeiros que cobriram as manifestações falaram em violações de direitos humanos.

“Enquanto a Copa do Mundo começa, a democracia duramente conquistada do Brasil está sob ameaça”, é o título da matéria do jornal britânico The Guardian sobre os protestos. O jornal diz que a ditadura brasileira acabou há 25 anos, mas os abusos de direitos humanos e a polícia militar permanecem. (mais…)

Ler Mais

Milhares de produtores rurais participam da 11ª Festa Regional das Sementes no Paraná

400_festa_semente_crioula_parana

Encontro aconteceu em São Jorge D’Oeste (PR) e contou com extensa programação. No fim, produtores puderam partilhar suas sementes crioulas. O evento reuniu cerca de duas mil pessoas.

Jornal de Beltrão e CPT Paraná

No último dia 5 de junho aconteceu o 11º Encontro Regional das Sementes. O evento foi organizado através de uma parceria entre Fórum Regional das Entidades da Agricultura Familiar e Camponesa, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) e diversas entidades. A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), representantes de outras autoridades e o prefeito Gilmar Paixão (PT) prestigiaram a solenidade de abertura.

Segundo estudos, o mundo já perdeu 75% da variedade genética de sementes, por isso, as sementes crioulas, sem agrotóxicos ou transgenia, são as verdadeiras riquezas da agricultura familiar.  O encontro está ajudando a mudar esse patamar e agora as entidades trabalham para criar unidades referência na produção de sementes.

“O objetivo é mostrar a variedade de sementes que os nossos produtores têm. Temos uma variedade muito grande de sementes crioulas, inclusive, algumas sementes que a gente achava que já não existiam mais, só que os produtores guardam para eles, num canto, e seguem plantando. Aqui, tentamos motivar a troca”, explicou Elaine Zanetti, representante do Capa.  (mais…)

Ler Mais

MPF AM: liminar determina que INSS conceda salário-maternidade às mães indígenas Waimiri-Atroari menores de 16 anos

mPF na comunidadeINSS deve revisar os requerimentos administrativos indeferidos pelo critério da idade, protocolados nos últimos cinco anos por indígenas Waimiri-Atroari

MPF AM

A Justiça Federal atendeu ao pedido feito pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e determinou, em caráter liminar, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixe de considerar o critério idade como motivo para indeferimento do benefício de salário-maternidade requerido pelas mulheres indígenas da etnia waimiri-atroari. A decisão foi proferida em ação civil pública movida pelo MPF/AM em abril deste ano.

Conforme a decisão liminar, o INSS deve revisar os requerimentos administrativos indeferidos por tal motivo, protocolados nos últimos cinco anos. Para cumprimento desta medida, o MPF ou as próprias interessadas deverão indicar, à autarquia, os requerimentos que deverão ser reanalisados.

A medida foi solicitada após constatação feita durante visita do MPF à terra indígena waimiri-atroari, em agosto de 2012. Apesar de preencherem os requisitos legais para se qualificarem como recebedoras do beneficio, foram relatados diversos casos de mães que tiveram seus pedidos negados pelo INSS sob a alegação de ser vedado o exercício de atividade profissional ao menor de 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz, que é a partir dos 14 anos. Em função de características próprias da etnia, as mulheres waimiri-atroari, chamadas de Wari na língua indígena, são mães antes dos 16 anos. (mais…)

Ler Mais

Argentina: Petróleo y resistencias

apachePor Darío Aranda*, Servindi

El corrimiento de la frontera petrolera aceleró sus pasos con la estatización parcial de YPF. Planificado por la gestión del director ejecutivo, Miguel Galuccio; apoyado por el Gobierno, observado por las empresas internacionales y publicitado por los medios de comunicación, el avance extractivo tiene luz verde. La formación Vaca Muerta (en Neuquén) recoge la mayor parte de las miradas, pero el ambicioso plan es aumentar la explotación en las provincias con tradición petrolera y explorar en las que aún no se extrae. “Soberanía energética” y “autoabastecimiento” funcionan como llaves justificadoras. Enfrente, pueblos indígenas, organizaciones sociales, asambleas socioambientales y activistas que no cederán los territorios donde viven, trabajan y sueñan.

Chubut

El 13 de febrero de 2013, la Presidenta inauguró el primer pozo exploratorio de fracking en Chubut, en el área llamada El Trébol (“formación D-129”) . Transmitido en cadena nacional, la imagen mostraba los mamelucos grises- azules de YPF y la Presidenta ordenando: “Procedan”. Un aplauso cerrado de los concurrentes y una gigantesca mecha que comenzaba a circular y perforar el suelo. (mais…)

Ler Mais

‘Não somos contra a Copa ou o futebol, somos contra o modelo de organização do evento’

entrevista_copa_ rosilene wanssetoMarcela Belchior, Adital

Nesta quinta-feira, 12 de junho de 2014, inicia-se ápice de uma mobilização que, mais fortemente desde ano passado, saiu às ruas do país para questionar atuação do Poder Público em parceria com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) para a organização da Copa do Mundo FIFA no Brasil. Juntamente com os jogos de futebol, terão lugar em várias cidades do Brasil uma série de manifestações que demonstram um forte enfrentamento com as forças do capital, que cometem violações aos direitos humanos dos brasileiros desde que foi iniciada a organização para o megaevento no país.

Os protestos deverão ter sua visibilidade potencializada ao máximo em todo o mundo e o desenrolar desse processo ainda não aponta caminhos. Além das 12 cidades-sede do Mundial no Brasil, outros municípios brasileiros e até cidades de outros países anunciam atos públicos que questionam uma organização construída à base de remoções e despejos de comunidades, leis de exceção e ilegalidades, elitização do futebol e dos espaços públicos, discriminação e segregação da população, uso de recursos públicos para interesses privados, criminalização dos movimentos sociais e repressão às vozes dissonantes ao processo, realizado de maneira autoritária e ameaçando a soberania do Brasil.

Coordenadora da Articulação Nacional dos Comitês da Copa (ANCOP), entidade que reúne comitês populares para acompanhamento das ações dos governos, empresários e da FIFA em todas as cidades que recebem o evento, a ativista Rosilene Wansseto concedeu entrevista exclusiva à Adital comentando os preparativos para o momento-chave da luta. A articulação estará fortemente presente durante todo o evento, levando o debate não somente aos brasileiros, mas aos torcedores estrangeiros que hoje visitam o país.

(mais…)

Ler Mais

Porto Maravilha: violações e resistências onde nasceu o Rio

Cabral chargePor Rachel Barros*, Fase

A região portuária do Rio de Janeiro, local onde se origina a cidade, vem passando por um intenso processo de requalificação urbana nos últimos quatro anos. O governo municipal segue uma tendência que se repete em outras grandes metrópoles, sendo a transformação de Barcelona, na Espanha, para os Jogos Olímpicos de 1992, o principal caso de referência. A ideia de “ordem e progresso”, comumente utilizada para a construção de grandes obras urbanísticas, atrelou-se à justificativa da realização dos grandes eventos esportivos– Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. A defesa é a de que para terem pleno sucesso dependem de uma cidade moderna e viável do ponto de vista da mobilidade. É com tal argumento que se inicia uma série de projetos e obras na região, sendo o Porto Maravilha a principal expressão desses investimentos.

Trata-se da maior Parceria Público-Privada (PPP) já existente no país, feita entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CEDURP), uma pessoa jurídica do município, e a Concessionária Porto Novo, formada pelas construtoras OAS, Norberto Odebrecht Brasil e Christiani-Nielsen Engenharia Ltda. O projeto foi fundamentado por uma lei complementar municipal em 2009, que cria a Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio. E envolve uma área de cinco milhões de metros quadrados bem próxima das principais avenidas da cidade: a Rio Branco e a Presidente Vargas. Além de fortes mudanças viárias, como a derrubada do Elevado da Perimetral, o projeto inclui a construção de habitações e conta com o apoio do governo federal por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Os gastos com a restauração de fachadas e a requalificação de habitações são de aproximadamente R$ 2,9 milhões. (mais…)

Ler Mais

A falência moral da FIFA

Joseph Blatter fala para os dirigentes do futebol mundial no Congresso da Fifa. Foto: Fifa TV
Joseph Blatter fala para os dirigentes do futebol mundial no Congresso da Fifa. Foto: Fifa TV

Encastelados em um centro de convenções na zona sul de São Paulo, dirigentes do futebol mundial apoiam Joseph Blatter às vésperas da Copa mais controversa da história

por Jamil Chade*, A Pública

A Copa do Mundo está em todas as partes e, pelo planeta, milhões de pessoas aguardam com ansiedade o início do torneio hoje. Mas existe um lugar onde o futebol não é discutido e sequer tem credencial para entrar: no Congresso da Fifa. Em uma mistura de caudilhismo, coronéis, feudos europeus, monarquias asiáticas e clãs africanos, o evento anual da entidade é o retrato de uma organização bilionária, mas falida moralmente.

209 federações nacionais se reuniram nos últimos dois dias no Transamérica Expo Center, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, em um encontro que explicitou a guerra pelo poder dentro da Fifa e escancarou manobras para comprar votos e ganhar aliados. Tudo graças ao sequestro da emoção de milhões de garotos e famílias pelo mundo que dão parte de seu dinheiro ao futebol. (mais…)

Ler Mais

Novos e velhos conhecidos se encontram na luta de classes amazônica

ocupação_toII_0Por Márcio Zonta, da Página do MST

“Só nos sobra rato e mau cheiro na periferia de Marabá”, a frase do jovem Maciel Silveira explicita o descontentamento e as condições do que é viver às margens da cidade economicamente mais importante do sul e sudeste paraense.

Porém, tal sofrimento por viver precariamente na cidade, pode estar cessando. Junto a outros três jovens embarcou na manhã do último domingo (8) num dos ônibus de uma caravana, que levaria mais de mil famílias para a ocupação de duas fazendas no sudeste do Pará.

“Aqui vou botar roça, montar meu barraco, ajudar minha família, conquistar a terra, progredir!”, diz ao romper sua primeira cerca num dos maiores latifúndios do estado.

As famílias que adentraram a terra são oriundas das principais periferias de Marabá. Maciel, por exemplo, vem de um bairro distante do centro urbano, chamado Morada Nova. (mais…)

Ler Mais

RS – Caravana da Anistia realiza ato na Encruzilhada Natalino

Da Página do MST

Nesta sexta-feira (13/06), a 85ª Caravana da Anistia do Ministério da Justiça realiza ato solene e sessão de julgamento sobre o acampamento Encruzilhada Natalino, no Salão Paroquial em Ronda Alta (RS).

A atividade presta homenagem a todos os brasileiros que lutaram contra a ditadura militar, pela redemocratização do país e seguem lutando pelo direito à memória, à verdade e à justiça.

Segundo o coordenador da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, Leandro Gaspar Scalabrin, a sessão de julgamento dos casos do acampamento Encruzilhada Natalino representa uma vitória e o reconhecimento de que os camponeses também têm direito à memória e à justiça.

O ato de abertura da Caravana acontece às 13h00 horas, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Júnior e de um dos coordenadores nacionais do MST, João Pedro Stédile.

Também estão previstas, a partir das nove horas, ato de inauguração de monumento em memória aos perseguidos políticos do acampamento Encruzilhada Natalino; sessão de julgamento dos processos de anistia política de apoiadores e integrantes do acampamento e exibição de documentário. (mais…)

Ler Mais