Milhares de produtores rurais participam da 11ª Festa Regional das Sementes no Paraná

400_festa_semente_crioula_parana

Encontro aconteceu em São Jorge D’Oeste (PR) e contou com extensa programação. No fim, produtores puderam partilhar suas sementes crioulas. O evento reuniu cerca de duas mil pessoas.

Jornal de Beltrão e CPT Paraná

No último dia 5 de junho aconteceu o 11º Encontro Regional das Sementes. O evento foi organizado através de uma parceria entre Fórum Regional das Entidades da Agricultura Familiar e Camponesa, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) e diversas entidades. A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), representantes de outras autoridades e o prefeito Gilmar Paixão (PT) prestigiaram a solenidade de abertura.

Segundo estudos, o mundo já perdeu 75% da variedade genética de sementes, por isso, as sementes crioulas, sem agrotóxicos ou transgenia, são as verdadeiras riquezas da agricultura familiar.  O encontro está ajudando a mudar esse patamar e agora as entidades trabalham para criar unidades referência na produção de sementes.

“O objetivo é mostrar a variedade de sementes que os nossos produtores têm. Temos uma variedade muito grande de sementes crioulas, inclusive, algumas sementes que a gente achava que já não existiam mais, só que os produtores guardam para eles, num canto, e seguem plantando. Aqui, tentamos motivar a troca”, explicou Elaine Zanetti, representante do Capa. 

O evento também procura mostrar, para o poder público, que o agricultor familiar não precisa das sementes das empresas multinacionais. “A gente pode ter sementes nossas. Esse é o maior objetivo da festa. Com a troca de sementes, conseguimos mostrar a variedade das sementes que nossos agricultores têm, por isso, fazemos com que os agricultores tragam as sementes para cá e compartilhem”, completa Elaine.

Ela destaca a grande adesão de participantes. “Estamos muito felizes porque a previsão do tempo era de muita chuva, amanheceu e deu para o pessoal sair de casa e vieram participar, uma alegria muito grande. Os agricultores estão participando da festa e isso é muito bom”. O prefeito Gilmar Paixão, que também é agricultor familiar, ressaltou a importância do evento. “Temos que agradecer todas as entidades, os movimentos sindicais e a sociedade envolvida com agricultura familiar por esse evento. Hoje é um dia muito importante para nós”.

A agricultura familiar também precisa de tecnologia, mas não podemos esquecer do resgate das sementes vai matar nossa fome e de todos os brasileiros”, disse. Depois dos pronunciamentos, a Escola Estadual do Campo Pio X fez apresentações culturais com o título: “Quem controla as sementes, controla o mundo”.

As palestras começaram com André Emílio Jantara, que falou sobre a produção e multiplicação de sementes e uma discussão sobre o clima temperado. Depois do almoço, aconteceu o depoimento de agricultores e a leitura da carta política do Sudoeste do Paraná, a mística para a partilha das sementes e o encerramento com a partilha dos alimentos.

400_festa_semente_crioula_parana_2

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.