Para manifestação de hoje (22), marcada para ocorrer às 17h, no Largo da Batata, MTST deve ganhar reforços do MPL e Comitê Popular da Copa
por Redação RBA
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou ontem (21) reunião com a construtora Viver, dona da área da ocupação ‘Copa do Povo’, em Itaquera, zona leste de São Paulo. De acordo com a coordenadora estadual do MTST, Natália Szermeta, a reunião foi o primeiro diálogo, mas as decisões judiciais vão ser tomadas amanhã (23), durante audiência de conciliação proposta pela Justiça paulista na determinação que adiou a reintegração de posse do terreno após o movimento ocupar, na última terça-feira (20), a sede da empresa, no Parque do Carmo, também na zona leste.
“Foi um primeiro diálogo que tivemos com a construtora, um espaço onde o movimento colocou a intenção de fazer um empreendimento naquele terreno”, diz Natália em entrevista à Rádio Brasil Atual.
Cerca de 5 mil famílias estão alojadas desde o início deste mês na ocupação ‘Copa do Povo’, que fica próxima da Arena Corinthians, o Itaquerão, estádio que sediará a abertura da Copa do Mundo de futebol. A expectativa do movimento é que consiga permanecer no terreno até que seja articulada – entre as três esferas de governo – uma solução pacífica para as famílias.
Além disso, o MTST espera que a manifestação de hoje (22), marcada para ocorrer às 17h, no Largo da Batata, em São Paulo, mobilize 15 mil pessoas. Esta manifestação é o terceiro ato ‘Copa Sem Povo, Tô na Rua de Novo!’. “Entre os movimentos sociais que prometem encorpar a mobilização estão o Movimento Passe Livre (MPL), Comitê Popular da Copa e o nosso”, afirma a militante.
De acordo com a coordenadora, os organizadores do protesto vão evitar confrontos entre a polícia a os manifestantes. “Será um espaço democrático, onde as pessoas poderão colocar pautas e se somar a manifestação”, destaca. Entretanto, ela garante que houve truculência da Polícia Militar (PM) na última manifestação, numa tentativa de desmobilizar o movimento.
Ouça a reportagem realizada pela Rádio Brasil Atual: