CPT lançará o relatório Conflitos no Campo Brasil 2013

cptCPT

No dia 28 de abril, próxima segunda-feira, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2013. É a 29ª edição do relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, neles inclusos os indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais. O lançamento se realizará na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a partir das 14h00.

Estarão presentes ao lançamento o presidente da CPT, Dom Enemésio Lazzaris, os membros da coordenação executiva nacional da CPT, o secretário da coordenação nacional da CPT, Antônio Canuto, representantes da CNBB e o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto-Gonçalves. Dona Raimunda, posseira da Gleba Tauá, em Campos Lindos (TO), ameaçada de morte por fazendeiros e empresários que se dizem donos das terras, também irá participar do evento.

A ofensiva contra os indígenas

O relatório destaca o número de assassinatos em conflitos no campo, 34, dois a menos que no ano anterior, quando foi registrado o assassinato de 36 pessoas. O que chama a atenção em 2013 é que 15 dos 34 assassinatos registrados são de indígenas. São também indígenas 10 das 15 vítimas de tentativas de assassinato, e 33 das 241 pessoas ameaçadas de morte. Em nenhum outro período desta publicação se tem registro semelhante. (mais…)

Ler Mais

Mulheres indígenas em busca de instrumentos internacionais na defesa dos direitos indígenas

Secretária do Movimento de Mulheres Indígenas, Telma Marques Taurepang durante a Assembleia dos Povos Indígenas de Roraima, na luta Contra PEC 215 (Foto: Acervo-CIR)
Secretária do Movimento de Mulheres Indígenas, Telma Marques Taurepang durante a Assembleia dos Povos Indígenas de Roraima, na luta Contra PEC 215 (Foto: Acervo-CIR)

Ascom-CIR

Em busca de instrumentos internacionais que venham contribuir com o aprimoramento dos mecanismos na defesa dos direitos humanos, mulheres e jovens indígenas da América Latina participam nos próximos dias, 22 a 24, da Capacitação Internacional de Mulheres e Jovens indígenas, em Lima, Peru.

O evento tem a presença da Secretária do Movimento de Mulheres Indígenas, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Telma Marques Taurepang, que atua há mais de três anos na Secretaria, com a política voltada à articulação e o envolvimento das mulheres indígenas na política de defesa dos direitos indígenas. A atividade conta também com a representante da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB).

Diante da ameaça e violação dos direitos humanos, em foco, os direitos indígenas, a atividade busca proporcionar informações às mulheres, jovens e idosos sobre os instrumentos e processos dos direitos humanos, bem como dos povos indígenas, além, da capacitação das mulheres quanto aos mecanismos de defesa internacional. Uma atividade com peso significativo, uma vez, que o sistema brasileiro de defesa dos direitos humanos e indígenas tem sido falho e não tem cumprido com suas obrigações conforme estabelecido pela Constituição Federal. (mais…)

Ler Mais

Abril Indígena: Ocupação da Gerencia Regional de Educação – GRE de Floresta (PE)

ocupaçao gre florestaAPOINME

Nessa terça feira dia 22 de abril, cerca de 1.500 (mil e quinhentos) indígenas dos povos Atikum, Pipipã, Pankara, Pankararu e Pankararu de Entre Serras, ocuparam a Gerencia Regional de Educação – GRE de Floresta, localizado no Sertão Pernambucano. Os indígenas reivindicam a regularização da categoria do profissional de educação escolar indígena do estado de Pernambuco, pois por conta dessa não regularização resulta em salários atrasados, escolas funcionando em péssimo estado de conservação e um transporte escolar de má qualidade, prejudicando assim o ensino e aprendizado dos alunos indígenas.

Essa manifestação segue em caráter pacifico, tanto pela parte dos indígenas como pela parte dos funcionários da GRE, que gentilmente desocuparam o prédio deixando somente os manifestantes no espaço, segundo os indígenas eles vão ficar ocupando o espaço até que suas reivindicações sejam atendidas, foi negociada esta manhã a regularização dos pagamentos dos motoristas, mas para os manifestantes isso é pouco eles querem que os contratos e as manutenções das escolas sejam cumpridos. (mais…)

Ler Mais

Linhas e Línguas, Curt Nimuendajú e os Índios do Brasil

convite_bk_curt1

Espaço Cultural mostra, em fotos e  desenhos e objetos, a trajetória do autor do mais expressivo mapa etnohistórico sobre culturas indígenas de 25 de abril a 26 de agosto, em Botafogo

Baukurs

O Baukurs Cultural, em Botafogo, apresenta, a partir de 25 de abril, sexta-feira, a exposição “Linhas e línguas, Curt Nimuendajú e os índios do Brasil”, etnólogo que traçou o mais importante e minucioso mapa dos povos indígenas no país, no início do século XX.  Alemão de Jena, Curt Unckel viveu mais de 40 anos entre índios brasileiros registrando, com detalhes, os costumes, cultura material  e línguas de mais de 50  etnias indígenas.

O resultado desse trabalho estará à mostra em um evento iconográfico e audiovisual, organizado pela produtora cultural Simone Melo, que tem no currículo várias exposições sobre a cultura indígena feitas no Museu do Índio.  “Desde 2010 aguardo a possibilidade de exibir a pessoa de Nimuendajú através da riqueza visual do mapa histórico aliado ao trabalho de documentação que o Museu faz atualmente dentro do programa Documentação de Culturas e Línguas indígenas”, explica a designer. (mais…)

Ler Mais

“O veneno está na mesa 2” mostra alternativas para alimentação saudável

agrotoxicosPor Camila Nobrega e Rogério Daflon, da Campanha Contra os Agrotóxicos, na Página do MST

A cada 90 minutos, alguém é envenenado por um agrotóxico no Brasil. O filme “O veneno está na mesa 2” traz à tona uma encruzilhada. Para o diretor do documentário, Silvio Tendler – que tem no currículo trabalhos como “Jango” e “Cidadão do mundo”,  sobre Josué de Castro – está mais do que na hora de o pais fazer uma escolha entre dois caminhos: uma alimentação saudável fruto de uma agricultura familiar ou um modelo com base no agronegócio calcado no trinômio monocultura, baixa empregabilidade e agrotóxicos.

“Eu comecei a entender o peso da alimentação na vida das pessoas quando soube que tenho diabetes. A partir daí, me dei conta de como a comida pode levar doenças às pessoas. O  filme “O veneno está na mesa 1″  foi um alerta, mas o de agora traz uma alternativa. Ele te leva a escolher em que mundo você quer viver.  É agora ou nunca mais.”

Em sessão lotada por mais de 600 pessoas no Teatro Casa Grande, no Rio, nesta quarta-feira (16/4), o documentário de Tendler foi exibido pela primeira vez. A sessão foi dedicada às 5000 vítimas do despejo ocorrido no terreno da empresa Oi, no dia 11 abril, e que até hoje estão sem moradia. Antes do debate pós-filme, o diretor foi aplaudido de pé. (mais…)

Ler Mais

Carta de Gabriel García Márquez a George W. Bush sobre el 11 de septiembre

garcia marquezAnonPublico

“¿Cómo se siente? ¿Cómo se siente ver que el horror estalla en tu patio y no en el living del vecino? ¿Cómo se siente el miedo apretando tu pecho, el pánico que provocan el ruido ensordecedor, las llamas sin control, los edificios que se derrumban, ese terrible olor que se mete hasta el fondo en los pulmones, los ojos de los inocentes que caminan cubiertos de sangre y polvo?

¿Cómo se vive por un día en tu propia casa la incertidumbre de lo que va a pasar? ¿Cómo se sale del estado de shock? En estado de shock caminaban el 6 de agosto de 1945 los sobrevivientes de Hiroshima. Nada quedaba en pie en la ciudad luego que el artillero norteamericano del Enola Gay dejara caer la bomba. En pocos segundos habían muerto 80. 000 hombres mujeres y niños. Otros 250. 000 morirían en los años siguientes a causa de las radiaciones. Pero ésa era una guerra lejana y ni siquiera existía la televisión.

¿Cómo se siente hoy el horror cuando las terribles imágenes de la televisión te dicen que lo ocurrido el fatídico 11 de septiembre no pasó en una tierra lejana sino en tu propia patria? Otro 11 de setiembre, pero de 28 años atrás, había muerto un presidente de nombre Salvador Allende resistiendo un golpe de Estado que tus gobernantes habían planeado. También fueron tiempos de horror, pero eso pasaba muy lejos de tu frontera, en una ignota republiqueta sudamericana. Las republiquetas estaban en tu patio trasero y nunca te preocupaste mucho cuando tus marines salían a sangre y fuego a imponer sus puntos de vista. (mais…)

Ler Mais

Gabriel García Márquez, 10 de sus mejores libros en PDF para descargar

frases-de-reflexion-garcia marquesAnonPublico

Hola amigos de AnonPublico en esta ocasión les traigo este post en homenaje al gran Gabo, espero les guste y recuerden compartir. El conocimiento es libre, no se negocia.

Haga clic en el título para descargar:

1- “CIEN AÑOS DE SOLEDAD”

2- “DEL AMOR Y OTROS DEMONIOS”

3- “EL AMOR EN LOS TIEMPOS DEL CÓLERA”

4- “LA HOJARASCA”

5- “EL GENERAL EN SU LABERINTO” (mais…)

Ler Mais

‘Não existe nenhuma dúvida de que o amianto é um mineral lesivo à saúde’, entrevista com Hermano Castro

HermanoInforme Ensp

“Não existe nenhuma dúvida de que o amianto é um mineral lesivo à saúde. Segundo o critério 203 da OMS a exposição ao amianto crisotila aumenta o risco de câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose e não há limite seguro para exposição”. A afirmação é do diretor da Escola Nacional de Saúde Pùblica (Ensp/Fiocruz) e especialista no tema, Hermano Castro. Em entrevista para o site do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da Ensp, Castro comenta os esforços brasileiros pelo banimento deste mineral, aborda as principais doenças relacionadas ao amianto, além de destacar os principais riscos ao meio ambiente.

O amianto foi proibido (uso, extração e comercialização) por 66 países, entre eles a Argentina, o Chile e o Uruguai. No Brasil, os esforços das instituições de saúde e ambientais pelo banimento do amianto se propagam em legislações estaduais e municipais. Quais as reais mudanças nos últimos anos e obstáculos encontrados para a sua proibição?

Hermano Castro: Infelizmente não temos uma Lei de banimento do amianto em nível nacional. Movimentos sociais locais têm conseguido discutir e aprovar lei municipal e Estadual que reduzem o uso do amianto, mas não tem sido suficiente para sensibilizar o Congresso Nacional. Atualmente encontra-se na pauta do STF ações sobre o amianto que podem, se aprovadas, garantir o seu banimento em todo território nacional. Hoje o principal obstáculo é o poder econômico que envolve toda a cadeia produtiva. O Brasil é o terceiro produtor de amianto com uma única mineração, situada em Goiás, que garante a produção, principalmente de telhas de amianto. (mais…)

Ler Mais

Sem Terra ocupam fazenda improdutiva em MG e são ameaçados por jagunços

size_590_bandeira-mstDa Página do MST

No último dia 14 de abril, cerca de 80 famílias Sem Terra ocuparam a Fazenda Renegado no município de Vazante, região Noroeste de Minas Gerais. A fazenda, que estava abandonada no momento da ocupação possui aproximadamente 2.000 hectares, está improdutiva e sem documento, ou seja, totalmente ilegal.

De acordo com as famílias, o suposto dono, Constantino, teria ganhado a área como herança de Tito Ferreira, que já movimentou cerca de 10.000 hectares de terras na região de forma ilegal.

No momento, as famílias estão aterrorizadas diante das ameaças do suposto dono o qual diz a todo o momento que se não saírem por bem, sairão por mal, e que vai levar jagunços.

Muitos Sem Terra afirmam que a situação é crítica, pois no local pode a qualquer momento acontecer um massacre como o que ocorreu em 2004 no município de Felisburgo, quando o fazendeiro Adriano Chafik e mais 17 pistoleiros entraram no acampamento Terra Prometida, na fazenda Nova Alegria, e assassinaram cinco trabalhadores rurais Sem Terra e deixaram mais de 20 gravemente feridos. (mais…)

Ler Mais