Eles querem a saída de Claudete Schuertz do cargo
Do G1 RR
O prédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em Boa Vista, foi ocupado na manhã desta segunda-feira (30) por índios Yanomami. Eles querem a saída da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), Claudete Schuertz. Na sexta-feira (27), um protesto em frente ao prédio da Sesai era contra a saída de Claudete do cargo.
Segundo os indígenas, está sendo articulada em Brasília uma determinação para exonerar Claudete do cargo. Em entrevista ao G1, no último dia 27, Anselmo Yanomami, que se intitula representante dos Yanomami, informou que a maioria dos indígenas é favorável à saída de Claudete do cargo de coordenadora do Dsei. Ele afirma que os índios favoráveis à permanência dela foram ‘aliciados’.
“Eles dão apoio em troca de combustível, redes e outros bens. Os Yanomami são inteligentes em sua cultura, mas 99% deles não falam português e acabam agindo inocentemente, se deixando envolver por interesses políticos. Eles não sabem o que está acontecendo”, afirmou.
Anselmo ressaltou que ‘não conta com apoio político’ e age em defesa de seu povo. “Faltam profissionais para atender os indígenas, não há medicamentos e carros públicos da Sesai são usados indevidamente”, acrescentou.
A reportagem do G1 tentou contato por telefone com a coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), Claudete Schuertz, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
–
Leia mais em:
Yanomami avaliam em conferência que atendimento à saúde continua insatisfatório
Saúde divulga resultado final das entidades selecionadas para execução de ações em saúde indígena