Representantes do CONSEMA visitam região do Baixo Parnaíba para dialogar com as comunidades locais sobre os problemas socioambientais

Representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (CONSEMA) visitaram nos dias 16, 17 e 18 de setembro/2013, os municípios de Brejo, Santa Quitéria e São Bernardo – MA, localizados na Região do Baixo Parnaíba. As conselheiras/os estiveram na sede do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Brejo dialogando com os representantes do STTR, com o secretário municipal de meio ambiente e presidentes de associações de pequenos agricultores locais.

Ainda em Brejo, fizeram uma visita ao Bispo Dom Valdecir. Em seguida, foram para Santa Quitéria do Maranhão, onde, no polo Coceira, povoado distante uns 70km da sede do município, aproximadamente 3 mil pequenos trabalhadores/as rurais vêm sofrendo graves violações de direitos humanos de toda ordem – falta terra para o plantio de roças para subsistência das famílias locais, ausência de escolas decentes, de postos de saúde e tantas outras políticas públicas garantidas nas legislações brasileiras para as comunidades tradicionais que não são implementadas.

A questão fundiária na região requer atuação mais firme do Ministério Público, que necessita cobrar providências ao Executivo Estadual e Federal. Na oportunidade, foi realizada uma ampla reunião com dezenas de presidentes de associações de trabalhadores/as rurais e associados que relataram os graves problemas vivenciados pelas comunidades locais com o plantio de eucalipto e soja, onde vem ocorrendo há anos grandes desmatamentos, que têm prejudicado milhares de famílias de comunidades tradicionais da região do Baixo Parnaíba.

As reclamações foram várias e muitos questionaram as autorizações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para a supressão de vastas áreas de matas nativas na região, e que não respeitam os direitos das comunidades tradicionais, com degradação de florestas nativas e rios, deixando rastros de destruição com efeitos nocivos para a qualidade de vida da população em geral.

No município de São Bernardo, o diálogo foi com representantes de entidades ligadas ao meio ambiente e professores da Universidade Federal do Maranhão e Semed local, e uma das reivindicações foi a criação de uma unidade de conservação nas áreas de nascentes de rios da região.

As representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente ouviram com atenção os relatos dos pequenos trabalhadores rurais e garantiram que farão os encaminhamentos – dentro da competência do CONSEMA – aos órgãos públicos competentes cobrando as respectivas responsabilidades.

Fonte: REGEAMA

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.