Após índio baleado em MS e sem resposta de Brasília, líderes prometem que não sairão

Fotos: Luiz Alberto
Fotos: Luiz Alberto

Por Rafael de Abreu, em Midiamax

Sem receber respostas da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) de Brasília e após um índio ser ferido com tiro de arma de fogo durante um bloqueio na BR-262, entre Aquidauna e Miranda, os índios dizem que vão resistir e intensificar os protestos. As lideranças que ocupam o prédio da Sesai desde quarta-feira (18), relataram que estão indignados e vão intensificar os bloqueios enquanto não tiverem resposta de Brasília.

Para o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (Condise), Fernando Souza, “fica claro que a saúde não é bem tratada no país, muito menos a saúde indígena. Nossa luta é justa e não vamos sair daqui e nem parar a mobilização enquanto não tivermos nenhuma resposta”, afirma.

Aproximadamente 30 indígenas estão no prédio da Sesai, esperando uma reunião de negociação com os órgãos federais. Nesta quinta-feira (19) nenhum funcionário foi trabalhar, de acordo com os indígenas esse pedido foi feito pelo coordenador, Nelson Carmelo do Cargo.

O indígena Dionédson Cândido, educador popular, afirmou que o pedido de reintegração de posse já foi feita. Eles aguardam a Polícia Federal e vão resistir de forma pacífica caso o juiz autorize a retirada dos índios do local. “Nós vamos resistir, estão vindo mais lideranças e enquanto não houver resposta não vamos sair”, afirma.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.