A Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente encaminhou nesta segunda-feira (15) um ofício à prefeitura de Açailândia (MA) solicitando informações sobre o processo de assentamento da população de Piquiá de Baixo e investigações de prováveis crimes ambientais.
No mês de março, a Relatoria esteve em Açailândia como parte da missão de investigação e incidência sobre denúncias de violações de direitos humanos decorrentes do complexo de extração, beneficiamento e escoamento de minério de ferro no estado do Maranhão, sob responsabilidade da empresa Vale e outras (leia o informe preliminar). Na ocasião a Prefeitura não recebeu a missão. A Relatoria encaminhou em abril um ofício sobre o caso, mas não obteve resposta.
Durante as audiências, o caso de Piquiá de Baixo foi recorrente, dados os graves problemas ambientais e sociais que atingem a comunidade e o território em questão, decorrentes da instalação de cinco siderúrgicas, a Estrada de Ferro de Carajás e outras atividades relacionadas ao ciclo produtivo da mineração e siderurgia. (mais…)