BA – Governador se reúne com representantes do Quilombo Rio dos Macacos e promete que vai solucionar a questão

Governador Jaques Wagner se reúne com representantes do Quilombo Rio dos Macacos (Foto: Carol Garcia/GOVBA)
Governador Jaques Wagner se reúne com representantes do Quilombo Rio dos Macacos (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

Secom Bahia

Os moradores da comunidade quilombola Rio dos Macacos, localizada no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, se reuniram no final da manhã desta quarta-feira (22) com o governador Jaques Wagner, na sede Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital baiana, para discutir propostas de negociação do terreno, ocupado pelo grupo, que é reclamado [SIC] pela Marinha do Brasil.

Colocando-se como mediador do processo, o governador prometeu o seu apoio ao processo de negociação entre as partes, para resolver a situação. “Eu quero ajudar a terminar este conflito, levar os argumentos deles até o Governo Federal e articular uma solução”, disse.

Wagner enfatizou que a Marinha já fez uma proposta e afirmou que “junto com os moradores encontraremos uma negociação, para que todos possam ter tranquilidade, com a garantia de direito a água, moradia, aposentadoria e possa haver o fim deste conflito”.

Esperança

Para a moradora, Olinda Oliveira, 53 anos, a partir da mediação do governador, a esperança voltou a surgir. “Estamos esperançosos e acreditando que com esta audiência o governador vai nos ajudar e intermediar uma negociação com o governo e com a presidente, para que a gente consiga avançar neste processo. Esta é minha esperança”.

Paralelo ao andamento do processo, medidas sociais serão viabilizadas pelo Governo do Estado para garantir o direito dos moradores, como informa o secretário estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi), Elias Sampaio. Segundo ele, o governo estadual vem atuando como mediador desde o ano passado. “O governo federal já apresentou uma proposta para a comunidade e enquanto a negociação não é finalizada vamos levar aos moradores, além de ações sociais federais, medidas do Governo do Estado, como busca ativa, melhoria de acesso à saúde, bolsa família e o Topa [Todos pela Alfabetização]. Tudo em comum acordo com a Marinha do Brasil e o Governo Federal, atuando como parte intermediária”.

A líder comunitária Rosimeire Silva também está confiante. “Acho que com este apoio vamos conseguir resolver principalmente questões relacionadas aos direitos humanos e benefícios para a comunidade”.

A comunidade do Quilombo Rio dos Macacos é formada por cerca de 70 famílias que vivem no terreno, cuja propriedade é reclamada [SIC] pela Marinha, que entrou com processo judicial para a retomada da área.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.