RJ: Em relatório, juíza diz que crianças levavam choque em abrigo da Prefeitura

Jornal do Brasil

Pelo menos sete adolescentes  recebem choques elétricos em abrigos da Prefeitura do Rio de Janeiro constantemente. Esta é a denúncia que consta em relatório, assinado pela juíza Ivone Caetano, na 1ª Vara da Infância e da Juventude, ao Ministério Público do Rio (MP-RJ).

De acordo com o Ministério Público, a Coordenadoria de Direitos Humanos do MP recebeu esta semana um relatório de inspeção da Justiça na Central de Recepção de Crianças e Adolescentes Taiguara, no Centro. O relatório informa que sete adolescentes dizem ser ameaçadas constantemente pelos educadores com aparelhos de choque elétrico. Um deles diz ter recebido choque elétrico nas nádegas.

No despacho ao Ministério Público, a juíza afirma que “é Inadmissível que, em pleno século XXI, ocorram tais fatos em instituições que deveriam proteger crianças e adolescentes”.  A denúncia de maus-tratos foi levada ao Juizado pelo Conselho Tutelar do Centro no dia 9 de maio. O Conselho também fez o registro das agressões na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), que está apurando os fatos.

Consta do relatório dos comissários da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio que cinco funcionários estão envolvidos nas agressões.

Além das providências criminais, a cargo da DCAV, a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude do Centro está analisando quais providências serão tomadas contra o abrigo.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.