“Às vezes o abuso infantil só é visível para a criança que o sofre.” Esse é o slogan da campanha “Sólo para niños”, desenvolvida pela agência espanhola Grey para a Fundación Anar, que presta ajuda a jovens em risco
Catraca Livre – O diferencial da campanha, contudo, não é apenas seu slogan, mas a forma como ele foi para as ruas. Os publicitários colocaram duas mensagens distintas em um mesmo painel, que muda de acordo com o ângulo de visão. Assim, pessoas abaixo de certa altura conseguem ver uma imagem, enquanto pessoas mais altas veem outra.
Para calcular a forma mais eficiente de atingir seu “público alvo”, as crianças, eles calcularam as alturas médias da população espanhola. Um adulto vê o anúncio de uma altura de 1,75m, enquanto uma criança de até 10 anos observa de 1,35m.
Dessa forma, enquanto os mais velhos enxergam a mensagem principal, de conscientização, as crianças visualizam outra, oferecendo ajuda, que diz algo como “Se alguém machucar você, telefone para a gente e nós te ajudaremos.”