Porto Sul Não! Movimentos Sociais temem o projeto do mineroduto

A Sul Americana de Metais (A SAM) foi criada em 2006 pelo Grupo Votorantim, por meio de sua subsidiária Votorantim Novos Negócios. É uma empresa focada na extração e comercialização de minério de ferro, com sede em Minas Gerais, onde se localizam suas principais áreas de potencial mineral.

Irá extrair minério de ferro em uma mina localizada na região da cidade de Grão Mogol Minas Gerais, onde será instalada uma usina de beneficiamento para concentração e enriquecimento do teor de ferro. Após ser transformado em polpa, com 70% do minério e 30% de água, o produto é enviado para exportação via o Porto Sul, em Ilhéus. Para chegar até o Porto Sul, segue através de um mineroduto de 482 km, passando por 21 municípios, nove em Minas Gerais e 12 na Bahia, entre eles a cidade de Cândido Sales, Itambé, Ribeirão do Largo, Encruzilhada, Vitória da Conquista e Itapetinga, na região sudoeste. E Itajú do Colônia, Itapé, Itabuna e Ilhéus na região sul da Bahia.

A Empresa diz: Os tubos do mineroduto atravessarão comunidades rurais, das cidades, não interferindo em atividades como pasto e estradas, já plantações como de cacau, café ou eucalipto são proibidas sobre a área por onde ele passa. Sobre a desocupação de áreas, Magela diz que “haverá uma negociação fundiária com os proprietários para obter a permissão de passagem e eles serão indenizados por isso, mas continuam como donos das terras”.

Movimentos sociais de Vitória da Conquista são contra mineroduto na cidade (Postado por Ailton Fernandes em 06 de fev de 2013, sobre Notícias). Porque de acordo os manifestantes, que estiveram em praça pública no último dia 5 de fevereiro de 2013, o Projeto Valem do Rio Pardo prevê a instalação de uma estação de bombeamento em Conquista, o que irá consumir 50 milhões de m³ de água por ano – “o equivalente para abastecer 3100 famílias por ano, por meio de cisternas”. Em nota argumentam que “o setor de extração mineral revela-se, na verdade, um perigo eminente oferecendo péssimas condições de trabalho, sem direitos trabalhistas, expulsão de moradores das suas terras, gerando mais violência e prostituição”.

E além destas preocupações, nossa região ficará com as águas poluídas, não se sabe aonde, conforme dito pela empresa na audiência Pública em Ilhéus. Mas que certamente, mesmo sendo reutilizadas, estarão contaminando o solo e o lençol freático.

A questão é: a quem serve e a quais interesses estão ligados esse mineroduto? É um minério que vai ser quase que totalmente exportado para a China e não vai ficar no Brasil. As divisas e os recursos angariados em torno desse mineroduto também não vão ser distribuídos ao povo brasileiro, pois é um empreendimento exclusivamente privado. Então não vai ter essa questão de participação na divisão dos lucros, isso não existe. É uma empresa privada, e o povo não vai conseguir ter algum resultado significativo tanto na produção como na reprodução do modo de vida.

(critica postada no Blog do sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região).

Compartilhada por Stéphan Munduruku Kaiowá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.