Nos dias 14 e 15 de março vão ocorrer uma série de atividades, encabeçadas pela Comissão Estadual da Verdade e diversas entidades e organizações civis, para homenagear Alexandre. Entre as atividades está o reconhecimento pela Comissão da Anistia da condição de anistiado politico de Alexandre
Verdade sobre o crime
Quando cursava o quarto ano de Geologia, Alexandre foi capturado por homens da OBAN (Operação Bandeirante), por suspeita de integrar a cúpula armada da ALN (Ação Libertadora Nacional), encabeçada por Carlos Marighella. Foi torturado brutalmente por 2 dias e morreu por conta dos ferimentos, como relataram sobreviventes que dividiram com Alexandre as dependências do DOI-Codi.
Inicialmente, os militares alegaram que Alexandre teria se suicidado com uma lâmina de barbear. Porém, diante da pressão pública e da inconsistência desta versão, o governo divulgou uma nota afirmando que Alexandre teria sido atropelado por um caminhão ao tentar fugir dos militares quando era transportado até o Hospital das Clínicas.
Esta versão foi desmascarada e reconhecida como falsa pela Justiça e pela União, que reconheceram o crime de assassinato e mandaram indenizar a família de Alexandre.
A farsa da ditadura para explicar a morte de Alexandre, que na época tinha 22 anos, desencadeou uma enorme reação contra o regime dos generais. Milhares de pessoas foram até a Catedral da Sé protestar contra a versão “oficial” apresentada e pelos crimes cometidos pela ditadura militar.
O ato transformou-se na primeira grande manifestação pública de oposição à Ditadura, desde as manifestações de 1968, e fez ressurgir o movimento estudantil. Três anos depois, os estudantes da USP criaram o DCE Livre da USP, batizado com o nome de Alexandre Vannucchi Leme.
Confira a programação dos atos em homenagem a Alexandre Vannuchi Leme
14 de março
– Show “Conversando com a Paz”, com Sergio Ricardo e convidados
Local: Centro Cultural São Paulo.
Horário: 19h
15 de março
– Comissão de Anistia do Ministério da Justiça / 68 Caravana da Anistia: Ato Oficial de Reconhecimento pelo Estado Brasileiro de Alexandre Vannuchi Leme como Anistiado Político.
Local: Instituto de Geociências (USP)
Horário: 12h
– Missa em Homenagem a Alexandre Vannuchi Leme
Local: Catedral da Sé
Horário: 18h
Fonte: SPressoSP
–
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=207743&id_secao=1#.UT3XIzuc_jQ.gmail
Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.