Polícia Federal prende dois por trabalho escravo

Agência de Notícias

Altamira/PA – A Polícia Federal autuou em flagrante na manhã do dia 05, em Altamira/PA os dois homens, proprietários de um restaurante localizado na Rodovia Ernesto Acioli. Um deles, que é boliviano, recrutou funcionários em seu país mediante promessas de salário fixo, carteira assinada e condições de vida melhores das que na Bolívia. Uma vez aqui, esses funcionários eram tratados em condições análogas à escravidão.

Os dois bolivianos que vieram para o Brasil em fevereiro deste ano eram obrigados a trabalhar durante todo expediente do estabelecimento, que abre as sete da manha e funciona até o início da madrugada, mediante um salário mínimo, sem intervalos de descanso, sem folgas semanais e com acúmulo de dívidas com os patrões devido ao fornecimento de pouso, comida e passagens de deslocamento concedidas para suas vindas. Desta forma, os funcionários não conseguiam juntar dinheiro para irem embora.

Na delegacia, as vítimas informaram que eram maltratados pelos patrões e obrigados a trabalhar em jornadas superiores a 17 horas diárias nas mais diversas funções, tais como cozinha, limpeza, construção civil e conserto de telhados.

O casal proprietário do restaurante teve a prisão decretada. Eles ficarão à disposição da Justiça enquanto aguardam o trâmite do processo.

Com relação aos trabalhadores, eles ficarão temporariamente hospedados em um abrigo da prefeitura enquanto aguardam a regularização de seus vistos de permanência, bem como as providências do Ministério do Trabalho com relação ao pagamento das verbas trabalhistas a que tem direito.

http://www.dpf.gov.br/agencia/noticias/2013/03/policia-federal-prende-dois-por-trabalho-escravo

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.