Com Maduro e Evo à frente, cortejo de Chávez tem início em Caracas

Enterro deverá ser na sexta; academia foi local escolhido para velório por ser “berço de Revolução Bolivariana”

Opera Mundi

O cortejo fúnebre do presidente venezuelano Hugo Chávez saiu nesta quarta-feira (06/03) do hospital militar de Caracas para se dirigir até a Academia Militar, na presença de familiares, dirigentes e milhares de seguidores que choravam a morte de seu chefe de Estado. À frente da multidão estavam o vice-presidente Nicolás Maduro, que deverá conduzir o país nos próximos 30 dias, e o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Ao som do hino nacional, o caixão, coberto pela bandeira venezuelana, apareceu na entrada do hospital e, apoiada nele, estava a mãe de Chávez, Elena Frías. O corpo do presidente será velado por três dias na Academia Militar. O enterro deverá ocorrer na sexta-feira (08/03).

O caixão foi levado do hospital por membros da Guarda de Honra e posteriormente colocado em um carro fúnebre. O Ministério da Defesa descreveu os detalhes do cerimonial:  o ataúde é escoltado por quatro militares montados em cavalos. Cerca de 15 metros adiante, um outro cavalo, sem ninguém montado nele, é conduzido por um oficial a pé das Forças Armadas, simbolizando o líder falecido.

O cortejo partiu entre acordes de “Pátria, pátria, pátria querida, sua é minha alma, seu é meu amor…”, que o chefe de Estado entoou em seu pronunciamento do dia 8 de dezembro, o último antes de partir a Cuba para se submeter, três dias depois, a uma operação após a reincidência do câncer, e da canção “En Venezuela”.

O ministro da Defesa, Diego Molero,  disse ainda que canhões serão disparados a cada hora em todo o país até o dia do enterro de Hugo Chávez.

Milhares de pessoas se amontoam ao lado do veículo que transporta o caixão, coroado com flores amarelas e brancas e protegido por integrantes da Guarda Honra Presidencial, e que fará um percurso de 6,3 quilômetros antes de chegar à Academia Militar, no oeste da capital.

“Chávez ao panteão!”, gritavam seus partidários, referindo-se ao mausoléu que ele construiu para abrigar os restos do herói da independência Simón Bolívar.

 

Milhares de pessoas, muitas vestidas com camisas vermelhas, choravam e aplaudiam, segurando fotos de Chávez, na despedida.

O chanceler da Venezuela, Elías Jaua, explicou, em pronunciamento transmitido pela TV, que a academia foi o local escolhido para a despedida por ser “o berço da Revolução Bolivariana” e “o lugar onde nasceu o presidente Chávez”, como o próprio chefe de Estado manifestara.

Jaua indicou que o cortejo passará, entre outros locais, pela avenida dos Próceres, no oeste da cidade, cenário de diversos desfiles militares.

O governo venezuelano decretou “sete dias de luto nacional” e a suspensão das atividades escolares até a próxima sexta-feira por causa do falecimento.

Chávez morreu aos 58 anos nesta terça-feira (05/03), vítima de complicações de um câncer na região pélvica, com o qual convivia há um ano e meio.

Fotos: Agência Efe.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/27628/com+maduro+e+evo+a+frente+cortejo+de+chavez+tem+inicio+em+caracas.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.