Enviada por Vânia Regina de Carvalho.
Day: 27 de junho de 2012
Curuguaty: La historia no oficial
La historia no oficial de la matanza en Curuguaty.
Fórum dos afetados por petróleo e gás no estado do Espírito Santo: Carta de repúdio
Viemos a público para denunciar os assassinatos dos pescadores, lideranças, pais/filhos de família e amigos da AHOMAR e do descaso com que são tratados esses trabalhadores da pesca artesanal da Baía da Guanabara, Rio de janeiro.
Por ser um grupo que não se submete aos ditames das leis do mercado e o da economia capitalista, são tratados como empecilho ao “desenvolvimento e progresso” e por isso devem ser removidos de sua região a qualquer custo. Quando se levantam para exigir os direitos que a Constituição Federal lhes reconheceu são rechaçados violentamente. Aos interesses econômicos do capital são subordinados os direitos dos mais pobres. Diante desses interesses, os poderes da República se curvam e os reverenciam. Não é o que acontece com o avanço da indústria petrolífera, com a construção de vários complexos de indústria que espalhadas em todo o Brasil, financiado pelo governo brasileiro.
A triste situação em que vivem os pescadores artesanais vem se estendendo de longa data. O fórum realizado em Linhares (ES), em maio deste ano, depois de ouvir os relatos de alguns pescadores presentes emitiu uma nota em que dizia: “A realidade da sua associação que é uma das mais cruéis e violentas de nosso país, e merece a mais forte repulsa. Foram espoliados seus direitos de viver dignamente em terra e no mar e hoje vivem um verdadeiro terror que não lhes possibilita as mais elementares condições de sobrevivência, quando não são empurrados para as periferias urbanas são tratados como marginais, como escória da sociedade, mal visto pelo conjunto da sociedade. Uma realidade que nos remete à ditadura militar paquistanesa”. (mais…)
Brasil – Assassinato dos defensores dos direitos humanos Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra
Nos dias 24 e 25 de junho de 2012 foram encontrados os corpos dos defensores dos direitos humanos Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra, desaparecidos desde o dia 23 do mesmo mês.
Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra, ou “Pituca” como era conhecido, são ambos lideranças da Associação Homens do Mar (AHOMAR) criada em 2009 para defender os direitos dos pescadores artesanais do Rio de Janeiro, especialmente aqueles afetados pela construção do gasoduto da Petrobras. Desde o início das atividades da organização, existem relatos de ameaças de morte, ataques físicos e assassinatos contra seus membros. De acordo com a AHOMAR os ataques são de autoria pessoas ligados a grupos de extermínio, seguranças contratados pelas empresas e consórcios encarregados de construir gasodutos e milícias que atuam na região.
Na tarde do dia 25 de junho de 2012 o corpo de João Luiz Telles Penetra foi encontrado às margens da Baía de Guanabara por funcionários de um estaleiro. O corpo do defensor estava com mãos e pés amarrados por uma corda. No dia anterior, por volta de meio-dia, o corpo de Almir Nogueira de Amorim foi encontrado amarrado a seu barco. Ele apresentava marcas no pescoço e seu barco possuía quatro furos no casco. (mais…)
Greve de servidores do Incra chega a 21 estados brasileiros, segundo confederação
Fernando César Oliveira, Repórter da Agência Brasil
Curitiba – Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de 21 estados já aprovaram adesão à greve da categoria, iniciada no último dia 18, conforme balanço divulgado hoje (27) pela Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra.
O servidor Reginaldo Marcos Aguiar, dirigente da confederação, afirmou à Agência Brasil que pelo menos metade dos servidores do Incra já teriam aderido ao movimento. Segundo a entidade, apenas os servidores do órgão no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Sergipe, Alagoas e Roraima ainda não aderiram ao movimento.
“O percentual médio de adesão varia muito conforme o estado, ficando entre 30% e 70% dos trabalhadores”, disse Aguiar. “O que a gente quer é prestar um bom serviço, mas não temos orçamento, nem pessoal, nem estrutura”.
A paralisação foi aprovada em 25 das 30 superintendências do Incra espalhadas pelo país – alguns estados têm mais de uma superintendência. Em 20 delas, a greve já começou, e em pelo menos outras cinco a deflagração está marcada para os próximos dias. (mais…)
O livro Centro de Cultura e Arte Negra – Cecan, de Joana Maria Ferreira da Silva já está à venda
Informamos que o livro “CENTRO DE CULTURA E ARTE NEGRA – CECAN“, de Joana Maria Ferreira da Silva, da coleção Retratos do Brasil Negro já está à venda nas melhores livrarias.
Esta obra analisa a trajetória do Centro de Cultura e Arte Negra, organização que atuou na capital de São Paulo e foi uma das primeiras entidades negras a trabalhar a ideia da negritude – isto é, a importância da consciência étnica. Analisando suas duas principais fases, a autora mostra a origem da entidade, sua proposta de ação, a maneira pela qual o teatro foi utilizado como instrumento de conscientização e de denúncia, a criação do Jornegro e as atividades educacionais e culturais empreendidas por seus membros. Aponta, ainda, alguns motivos para o encerramento do Cecan, entre eles o fato de a entidade ter ficado restrita exclusivamente à comunidade negra.
Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora dos movimentos sociais e da diáspora africana no Brasil e no mundo. O objetivo da Coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra. (mais…)
“Quilombo Rio dos Macacos é um conflito desumano”
Fabrícia Neves e Neide Freitas
O conflito e a violação dos direitos humanos sofridos pela Comunidade Quilombola Rio dos Macacos, em Simões Filho, na Bahia, levaram mais uma vez os membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados a debater a democracia e inclusão social de comunidades tradicionais e quilombolas. (mais…)
Paraguay: ocupacion corporativa y tejido de resistencia de los pueblos
Los colectivos, tejidos, organizaciones y personas abajo firmantes, asumimos la posición que recoge este texto para adherirnos a la iniciativa de coordinación y resistencia de los pueblos.
Resulta prioritario, según aprendemos de la historia reciente, acompañar y ayudar al Frente Unido para la Defensa de la Democracia (FDD) y a las articulaciones de los pueblos del Paraguay, a que elaboren su agenda autónoma de resistencia a la ocupación del capital a través del golpe y a consolidar la nuestra en sintonía. Llamamos a quienes comparten esta vocación y compromiso a sumar su adhesión (enviar a [email protected] ) y a consolidar la resistencia solidaria y popular que hoy se requiere desde el Paraguay.
Declaramos que:
1. Fernando Lugo, el Presidente electo en Paraguay por un pueblo que esperaba de su gobierno espacios y caminos para transformar la sociedad desde abajo hacia la libertad y la justicia, fue derrocado en un golpe de Estado minuciosamente planeado y en ejecución por y para el capital transnacional(1). (mais…)
Levante da Juventude: Ato em São Paulo em solidariedade ao povo paraguaio, em defesa da democracia, pelo restabelecimento do governo de Fernando Lugo
Quinta-feira, 28 de junho, 16 horas, no Gabinete Regional da Presidência da República em São Paulo, Edifício do Banco do Brasil – Av. Paulista 2163 (Esquina com Augusta)
Neste 28 de junho, vamos às ruas expressar nossa solidariedade ao povo paraguaio edemandar aos países-membros do Mercosul que estarão reunidos em Mendoza, na Argentina, uma ação enérgica contra a ação golpista que serve aos interesses da oligarquia local e do império estadunidense. O Mercosul já suspendeu a participação do Paraguai na reunião.
Como brasileiros, que nos solidarizamos com o povo paraguaio, rejeitamos o golpe e defendemos a democracia, realizamos este ato político para apoiar a postura firme da presidenta Dilma Rousseff e para cobrar medidas ainda mais incisivas contra os golpistas como:
-a suspensão política do governo golpista; sanções comerciais contra o governo golpista; (mais…)