Fórum dos afetados por petróleo e gás no estado do Espírito Santo: Carta de repúdio

Viemos a público para denunciar os assassinatos dos pescadores, lideranças, pais/filhos de família e amigos da AHOMAR e do descaso com que são tratados esses trabalhadores da pesca artesanal da Baía da Guanabara, Rio de janeiro.

Por ser um grupo que não se submete aos ditames das leis do mercado e o da economia capitalista, são tratados como empecilho ao “desenvolvimento e progresso” e por isso devem ser removidos de sua região a qualquer custo. Quando se levantam para exigir os direitos que a Constituição Federal lhes reconheceu são rechaçados violentamente. Aos interesses econômicos do capital são subordinados os direitos dos mais pobres. Diante desses interesses, os poderes da República se curvam e os reverenciam. Não é o que acontece com o avanço da indústria petrolífera, com a construção de vários complexos de indústria que espalhadas em todo o Brasil, financiado pelo governo brasileiro.

A triste situação em que vivem os pescadores artesanais vem se estendendo de longa data. O fórum realizado em Linhares (ES), em maio deste ano, depois de ouvir os relatos de alguns pescadores presentes emitiu uma nota em que dizia: “A realidade da sua associação que é uma das mais cruéis e violentas de nosso país, e merece a mais forte repulsa. Foram espoliados seus direitos de viver dignamente em terra e no mar e hoje vivem um verdadeiro terror que não lhes possibilita as mais elementares condições de sobrevivência, quando não são empurrados para as periferias urbanas são tratados como marginais, como escória da sociedade, mal visto pelo conjunto da sociedade. Uma realidade que nos remete à ditadura militar paquistanesa”.

A tragédia ocorrida neste último final de semana, confirma este relato.

Aos nossos irmãos pescadores e todos os que apoiam, o Fórum ES quer manifestar sua profunda solidariedade e apoio. A causa de vocês é nossa causa, a luta de vocês é nossa luta. Com vocês compartilhamos as dores, mas, sobretudo, a esperança de que um dia a justiça vai brilhar: justiça seja feita para que as mortes de Almir e Pituca fundadores e lideranças local da AHOMAR não sejam esquecidas, como milhares que tombaram pela vida e dignidade de suas famílias e comunidades

Que a paz possa confortar as famílias órfãs de seus entes queridos.

Enviada por Alexandre Anderson.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.