Carta dos romeiros e romeiras da 16ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais

Nós, romeiros e romeiras, dos diversos Vales e Montanhas de Minas Gerais, campos e cidades, reunimo-nos em Governador Valadares , às margens do Rio Doce e aos pés do pico da Ibituruna, para celebrar a 16ª Romaria das Águas e da Terra, sob o lema: “Das montanhas e vales férteis, brote o compromisso com a vida e a saúde de seus povos!” e a 2ª Romaria Diocesana.

Nesta caminhada romeira, refletimos sobre a realidade do nosso planeta, escutando o grito que sai da terra, das águas e dos seus filhos.

Testemunhamos que a conquista e a ocupação das terras em nosso País e da luta pela sobrevivência das pessoas que nelas convivem e trabalham, são frutos de uma batalha desigual. De um lado os devoradores da natureza, provocando uma verdadeira idolatria da terra e das águas, transformando tudo em mercadoria e fonte de lucro e riqueza para alguns. De outro, a identidade e a cultura dos povos e grupos sociais que vivem e convivem com a terra e dela cuidam como a mãe natureza.

Assistimos, hoje, as conseqüências dessa mercantilização da natureza: menos solos disponíveis para a agricultura camponesa e mais solos para o agronegócio e o agrotóxico, aumento dos monocultivos extensivos e intensivos, expansão da mineração, exploração violenta da mão de obra, invasão dos territórios das comunidades tradicionais; menos água de qualidade para a população e mais água para o hidronegócio e os grandes projetos; alternância de secas e enchentes, mais pragas, gerando uma intensa instabilidade na natureza, aumentando a migração e prejudicando a vida nas cidades e a saúde da população.

Conscientes de que não temos o controle absoluto sobre a Terra, pois dela dependemos para viver e conviver, queremos nos relacionar com ela como criatura e dom, nossa mãe e nossa casa: bonita, aberta a todas as pessoas, sem distinção alguma, pois todos e tudo que existe somos parte essencial da vida que nos foi dada pelo Criador. Por isso, não basta ouvir só o clamor dos filhos da terra. É preciso ouvir o grito ensurdecedor que sai da mãe terra e da irmã água.

Para preservar a vida do planeta e no planeta, precisamos nos comprometer com a concretização de políticas públicas que garantam a todas as pessoas o direito à água, ao ar puro, ao solo não contaminado, à segurança e a soberania alimentar e à saúde pública de qualidade e universal. Reafirmamos a necessidade ética de preservar o meio ambiente, protegendo e restaurando a diversidade, a integridade e a beleza dos ecossistemas do planeta, vivendo de modo sustentável, promovendo e adotando formas de consumo, produção e comercialização que respeitem e salvaguardem os direitos de todas as pessoas, o bem-estar comunitário e as capacidades regenerativas da terra.

Reafirmamos que aos indígenas, quilombolas, camponeses, recicladores e demais populações tradicionais cabe um papel vital no cuidado e proteção da Mãe Terra. Elas têm o sagrado direito a preservar sua espiritualidade, seus conhecimentos, suas terras, territórios e recursos.

O Brasil é o segundo País em concentração da propriedade da terra em todo o mundo. A celebração e a proclamação da nossa fé só serão verdadeiras quando provocarem uma democratização efetiva da terra, dos terrenos urbanos e o acesso a todo o povo brasileiro a água de qualidade.

Afirmamos que nenhum poder da história conseguirá tirar de Deus estes bens indispensáveis à criação e recriação da vida. Ele, no seu imenso amor e fidelidade, os entregou a todos como sinal da sua bondade e da sua vida e, cabe a nós, o dever de cuidar da terra e da água, defendendo os seus direitos e de todos os seus filhos e filhas.

É na memória contida na Sagrada Escritura que se baseia a nossa sabedoria e para lá temos sempre que voltar, como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas (Mt 13,52). Essa sabedoria quer se somar à sabedoria que vem das experiências milenares dos diversos povos e dos diversos ramos dos estudos científicos. É assim que, desde o princípio da criação, a força da vida vem enfrentando todas as formas da morte, num processo permanente de criação e recriação, até o fim da história, até que veremos novos céus e nova terra e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor (cf Apoc 21,1.4) e tudo será, definitivamente, bom, muito bom.

Governador Valadares, MG, Brasil, 10 de junho de 2012.

 —

Compartilhada por Gilvander Moreira, frei Carmelita.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.