Mapa das Casas de Religião de Matriz Africana é lançado em Queimados/RJ

Na última sexta-feira (10), o presidente Eloi Ferreira de Araujo e o representante regional da Fundação Cultural Palmares no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Rodrigo Nascimento, prestigiaram a solenidade de lançamento do “Mapa das Casas de Religião de Matriz Africana”, no município de Queimados, no Rio de Janeiro.

O evento foi organizado pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial – COPPIR e realizado na sede da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Direitos da prefeitura municipal. Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da Coppir, Jorge Dahl, a secretária de governo da Prefeitura de São João de Meriti, Leila Regina, entre outras autoridades, representantes religiosos e sociedade civil. São João de Meriti será o próximo município da Baixada Fluminense a ter seus terreiros religiosos de matriz africana mapeados.

Jorge Dahl destacou a importância da presença da FCP no evento como referência de instituição do Governo Federal que trata da temática da cultura negra. “A parceria aqui firmada vai fazer com que esta ação se legitime e a população veja a importância e a contribuição das religiões de matriz africana na formação e cultura do povo brasileiro”, concluiu.

Rodrigo Nascimento enfatizou que falava também como morador de Queimados e mencionou que a importância que o poder público dá a estas religiões tão estigmatizadas no município contribui para a preservação, a difusão da cultura da população negra e a laicidade do Estado. “Dessa forma, seus praticantes têm seus direitos de cultos preservados”, disse.

O presidente da Fundação Cultural Palmares encerrou a solenidade parabenizando Jorge Dahl pelo trabalho que vem exercendo à frente da COPPIR e colocando a instituição à disposição para futuros projetos e parcerias: “Estar aqui hoje significa valorizar e mostrar a importância que um projeto como este tem na nossa sociedade. A FCP, que luta pela proteção e preservação da cultura da população negra, assim como da cultura como ferramenta de educação, identidade e autonomia de um povo, sabe o significado que tem identificar estas Casas de Santo, seus praticantes, e oferecer-lhes todas as garantias que a lei determina para que possam praticar sua fé e, mais ainda, desenvolver e preservar sua cultura”, lembrou.

Eloi Araujo acrescentou, ainda, que ações como essa terão sempre o apoio da Palmares e do Ministério da Cultura. “São parcerias assim que estão desenvolvendo o Brasil e colocando a nossa sociedade no caminho de equidade social e de igualdade de oportunidades”, pontuou.

Belo Monte: resposta do Brasil à OEA é vergonhosa

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.