No dia 8 de Dezembro entre as 17hs e as 19hs foi brutalmente assasinado o trabalhador rural Júlio Luna da Silva com 60 anos de idade. O fato aconteceu no povoado “Gavião”, assentamento “Fazenda CITEMA” no Município de Arame-MA. O seu Júlio morava sozinho dentro da área, sendo que se separou da mulher mais de vinte anos atras.
Os vizinhos contam ter visto seu Júlio voltar regularmente da roça ao redor das 17hs; foi deixar umas mangas para umas crianças de uma família vizinha. Tendo encostado em sua casa e tendo lembrado de uma mandioca, que tinha esquecido na roça, foi buscá-la. Com certeza ele voltou com ela, porque foi encontrada em cima da mesa, dentro de casa. Daqui em diante entramos na área das hipóteses. Uns vizinhos falam de ter ouvido os cachorros dele latindo; em seguida houve um disparo e os cachorros pararam de vez, mas, pelos relatos, ninguém foi averiguar nada. No dia seguinte, um trabalhador, que foi contratado por ele para que o ajudasse nos serviço da roça, chegando na casa do seu Júlio, não o encontrou, mas notou a porta do fundo da casa aberta. Enquanto este colega ia para roça, para fazer o serviço dele, encontrou o corpo do seu Júlio uns 200-300m afastado de sua casa.
Ele foi alvejado com um tiro nas costas; em seguida o assassino foi em cima dele, puxou o facão do seu Júlio e, com o mesmo, degolou-o, deixando a cabeça só em parte ligada ao tronco; depois desta atrocidade, cortou-lhe um pedaço de orelha, que nunca foi encontrado; talvez foi levado como “prova do serviço feito”. (mais…)