Dourados terá o primeiro índio Mestre em História no Brasil

Professor indígena será o primeiro Kaiowá a defender uma dissertação de mestrado em História na UFGD e no Brasil

Escrito por  Redação Douranews, com Assessoria

O Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), criado em 1998, é um dos poucos programas da área que possui, no âmbito do território nacional, uma linha de pesquisa intitulada História Indígena. Desde as primeiras turmas, dezenas de dissertações de mestrado foram defendidas sobre a temática e no momento algumas teses de doutorado estão em andamento sobre a história dos povos indígenas nas Américas.

Neste ano, pela primeira vez desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em História terá a defesa de uma dissertação de mestrado produzida por um indígena. Trata-se do trabalho “Jakaira Reko Nheypyr? Marangatu Mborahéi: origem e fundamentos do canto ritual Jerosy Puku entre os Kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri’y, Mato Grosso do Sul”, resultado de estudos realizados entre 2009 e 2011 pelo Prof. Izaque João, da etnia Kaiowá, residente na aldeia Panambi, em Douradina, onde atua como docente. A dissertação foi elaborada sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira, que também é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFGD.

A defesa pública da dissertação de mestrado ocorrerá na aldeia Panambi, no município de Douradina, no dia 25 de agosto de 2011, a partir das 7h30min. Esta também é outra novidade na instituição, haja vista que a defesa não se dará dentro da academia, mas em uma comunidade indígena onde grande parte das pesquisas foram realizadas.

Farão parte da banca de defesa o orientador e os professores doutores Antônio Hilário Aguilera Urquiza, da UFMS, e Levi Marques Pereira, da UFGD. Como suplente, a banca contará ainda com a participação do Prof. Dr. Antônio Dari Ramos, que atualmente coordena o curso de Licenciatura Indígena “Teko Arandu” na universidade.

Ao ser aprovado na banca de defesa, o Prof. Izaque João se tornará o primeiro indígena da etnia Kaiowá a receber o título de “Mestre em História” no país, um marco não apenas na história dos povos indígenas, mas também para a UFGD, instituição que a cada dia avança no sentido ampliar e consolidar seus cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

http://www.douranews.com.br/educacao/item/25194-dourados-ter%C3%A1-o-primeiro-%C3%ADndio-mestre-em-hist%C3%B3ria-no-brasil

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.