Comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas serão atendidas por casas digitais

Governo federal, junto com o governo do Amazonas por meio da Sect, vai implantar este ano 43 casas de um total de 100 previstas para o Estado

Titular da Seind, Bonifácio Baniwa, diz que casas digitais vão fortalecer povos indígenas
Titular da Seind, Bonifácio Baniwa, diz que casas digitais vão fortalecer povos indígenas

Elaíze Farias

O governo federal vai implantar ainda este ano 43 casas digitais com sinais de satélites em comunidades ribeirinhas do Amazonas e em aldeias indígenas. O programa Casas Digitais é coordenado em parceria entre os Ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações.

No Amazonas, o programa será coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) e Secretaria Estadual dos Povos Indígenas. No total, serão instaladas 100 casas digitais no Estado, a partir de 2011.

No que se refere aos povos indígenas, o titular da Seind, Bonifácio Baniwa, informou que o programa vai promover a conectividade entre as populações do Amazonas e o restante do país e fortalecer as comunidades.

Ele informou que os casas digitais vão contemplar as calhas onde se concentram a maioria dos povos indígenas, como Alto Rio Negro, Alto Rio Solimões, Baixo Amazonas, Purus, Juruá e Médio Amazonas.

“Serão instalados computadores nas comunidades onde os indígenas terão acompanhamento de instrutores, também da área. É a promoção da inclusão digital que vai fortalecer os indígenas”, disse Bonifácio nesta segunda-feira (22), durante solenidade que marcou os 10 anos de criação da Seind.

Os primeiros municípios cujas comunidades serão contemplados com as casas digitais são Autazes, Borba, Careiro, Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Maués, Nhamundá e Presidente Figueiredo. As seis aldeias indígenas estão localizadas em Autazes, Borba e Nhamundá.

O titular da Sect, Odenildo Sena, informou que o programa de as casas digitais faz parte de um programa implantado em todo o país.

No Amazonas, o mapeamento das demandas foi realizado em parceria com as prefeituras e, no caso das aldeias indígenas, com a Seind.

Conforme Sena, o Ministério das Comunicações já realizou a licitação que escolheu a empresa construtora das casas digitais. O passo agora é a construção dos centros, que ainda não tem data para ser iniciada.

O secretário disse que, “de um universo geral”, o programa vai contemplar “muitas” comunidades indígenas.

Parque

Na coletiva que deu nesta segunda-feira, Bonifácio José informou que o Parque Temático Indígena, um programa já anunciado dois anos atrás, está confirmado nos planos do governo estadual.

O parque será construído em uma área próximo a Cacau Pirêra, distrito do município de Iranduba, e tem como proposta adotar uma agenda com programação durante todo o ano.

O espaço vai garantir o escoamento de produtos e dar visibilidade às atividades culturais e econômicas dos povos indígenas, segundo Bonifácio José. A previsão é que o parque será construído antes de 2014, para coincidir com os empreendimentos vinculados à Copa do Mundo.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Comunidades-ribeirinhas-indigenas-Amazonas-atendidas_0_540546001.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.