Representantes indígenas de 9 países unidos contra mudanças climáticas

Encontro foi lançado na manhã de ontem e reúne povos indígenas de Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Colômbia e Venezuela.

Manaus – O Grande Encontro dos Povos Indígenas da Bacia Amazônica foi lançado na manhã desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE). O encontro reúne lideranças indígenas de nove países, que pretendem discutir e trazer propostas sobre mudanças climáticas.

Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Colômbia e Venezuela formam um ciclo de países que vão abordar temas como a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação, Biodiversidade na Região, Direitos coletivos e Saberes Ancestrais.

Com o objetivo de unir as organizações indígenas, a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coiab) vai formular estratégias para o fortalecimento do movimento indígena nos nove países que fazem parte do encontro.

Sônia Guajajara é vice-coordenadora da Coiab e diz que a união dos povos indígenas é fundamental para enfrentar a violação dos direitos dos primeiros povos no Brasil “Nós fomos os primeiros povo a chegar neste solo e agora querem nos tirar a força. Com essa comitiva vamos vencer e garantir os nossos direitos que são assegurados por lei”.

A organização também quer reafirmar a luta pelo reconhecimento dos direitos coletivos e a sobrevivência dos povos indígenas da Amazônia e defesa legal de seus territórios. “Só estamos garantindo o que é nosso por direito”, enfatiza Sonia, dizendo ainda que com a construção da hidrelétrica em Altamira, no estado do Pará pode destruir diversas aldeias e famílias indígenas da região.

O presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Nicolau disse que essa iniciativa é de fundamental importância pois visa garantir o que é por direito dos índios. “O importante é que se fale sobre esses problemas todos os dias, pois iniciativas como estas podem ser incluídas nos programas de governo”.

Para Juan Carlos Jintiach, coordenador da área de cooperação econômica internacional e desenvolvimento autônomo da Coiab, esse encontro é um momento histórico, pois alem das mudanças climáticas, os índios vão discutir todas as articulações internacionais, como por exemplo a relação ao protocolo de Quioto. “É o momento ideal, pois somos mais de 390 povos na bacia amazônica lutando por um objetivo que fortalece toda classe indígena não só no Brasil”, diz.

O evento conta com a participação do Cacique Guerreiro Raoni Kayapó, lendário defensor do Xingu.

http://www.d24am.com/amazonia/povos/representantes-indigenas-de-9-paises-unidos-contra-mudancas-climaticas/32468

Enviada por Ricardo Verdum.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.