Aldo Rebelo terá apoio ruralista para vaga ao TCU

DO VALOR ONLINE

O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) deverá contar com a pluripartidária bancada ruralista, que soma 232 deputados na atual legislatura, para vencer a eleição para ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).

Ele se aproximou desse grupo nos últimos dois anos, período em que relatou o projeto do Código Florestal, que acabou sendo aprovado pela Câmara em maio deste ano por 410 votos a 63.

Integrantes de partidos com grande número de ruralistas, como o PMDB, já anunciam apoio a Aldo.

“É uma perda para o Parlamento, mas ao mesmo tempo o TCU ganha uma pessoa competente”, afirma o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), um dos expoentes ruralistas da Câmara.

O PMDB tem três pré-candidatos ao TCU que devem se enfrentar hoje em uma prévia para apresentar um nome apenas. Entretanto, a avaliação é de que nenhum dos pretendentes –Átila Lins (AM), Fátima Pelaes (RN) e Osmar Serraglio (PR)– integram a cúpula do partido, o que afasta a ideia de empenho para elegê-los.

Principalmente depois que Aldo conquistou o apoio do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante um encontro de seus correligionários com os dois na semana passada.

O DEM, também com muitos ruralistas, pode vir a fechar o apoio a Aldo. “Há uma simpatia muito grande com a candidatura dele. Grande parte de nós deve apoiá-lo, sobretudo os ligados ao agronegócio, que na nossa bancada é bem representativa”, disse o vice-líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM).

Dentre os partidos médios, como PP e PR, que têm em seus quadros muitos ruralistas, acredita-se que o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), o preferido nessas bancadas, passará a ter de dividir voto com Aldo. O PSB também sai prejudicado, pois sua candidata, Ana Arraes (PE), contava com o apoio e influência de Aldo.

Em uma reunião reservada quinta-feira (4), parlamentares da legenda avaliaram que a movimentação pró-Aldo se originou no Palácio, incomodado com a crescente movimentação política do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, filho de Ana Arraes.

Há participação do Palácio em sua candidatura, mas não recentemente, segundo informa-se no seu grupo. Foi no início do ano que o ex-ministro Antonio Palocci (PT) fez-lhe a sugestão, prontamente recusada. Aldo alegara estar muito novo para deixar a política. Há cerca de dez dias, porém, em conversa com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, decidiu entrar na disputa.

A decisão foi comunicada à bancada na terça-feira da semana passada. O motivo da mudança: a falta de candidatos fortes à esquerda do espectro político, a simpatia do Palácio e as chances reais de vitória. O PT, que rachou na votação do Código Florestal relatado por Aldo, prevê também divisão agora no apoio ao seu nome para o TCU.

O segmento da legenda contrário ao seu relatório defende o apoio ao pré-candidato da legenda, Sérgio Barradas Carneiro (BA). Outra ala avalia que é melhor apoiar Aldo sob pena de vencer um candidato indigesto para o governo, já que, segundo eles, Carneiro teria dificuldades em vencer por não ter tanto tempo de Casa como seus adversários nem tradição no PT para virar ministro do TCU.

Além disso, seria um risco apoiar Carneiro diante do clima conflagrado no Congresso, principalmente dentro da base. Ali, sobram ataques e críticas ao hegemonismo petista dentro da aliança de sustentação da presidente Dilma Rousseff e a insatisfação com a forma como foram demitidos.

“Acredito que em se confirmando a candidatura do Aldo o PT irá trabalhar para que seja repensada a candidatura própria”, afirmou ontem um petista com trânsito no partido e no Palácio.

Há pelo menos 12 candidatos da base governista que já manifestaram às lideranças partidárias interesse em postular a vaga e trabalham seus nomes há meses na Câmara. Aldo, ao contrário, esperou o início da campanha de fato –a publicação da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar no “Diário Oficial” sexta-feira (5), para se manifestar.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/957348-aldo-rebelo-tera-apoio-ruralista-para-vaga-ao-tcu.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.