RR: Garimpeiros atacam aldeia indígena yanomami e furtam remédios de posto de saúde

Organização indígena yanomami e Funai afirmam que presença de garimpeiros aumentou nos últimos três anos

Elaíze Farias

Indígenas aldeia yanomami Yoxianapii, da região do Paapiú, em Roraima, denunciaram nesta quinta-feira (04) que um grupo de garimpeiros invadiu o posto de saúde da comunidade e levou os medicamentos existentes no local.

Segundo a Hutukara Associação Yanomami (Hay), com sede em Boa Vista (RO), que relatou a denúncia ao portal acritica.com, a presença de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami tem se intensificado e preocupando os indígenas.

O diretor da Hutukaran, Dário Kopenawa, disse que duas lideranças indígenas da região de Paapiú, onde fica a aldeia Yoxianapii, relataram, por radiofonia, que o ataque dos garimpeiros munidos de espingarda aconteceu na última segunda-feira (01).

Segundo Dário, os indígenas informaram que os funcionários do Distrito Sanitário Yanomami (Dsei-Y) ficaram com bastante medo. “Eles disseram que os funcionários não fizeram nada, nem avisaram os Coordenadores do DSEI-Y em Boa Vista”, afirmou ele.

Conforme o diretor da Hutukara, os yanomami da região participavam de uma cerimônia na aldeia Yoxianapii. No local havia poucos indígenas perto do posto e da pista de pouso de aviões.

“Alguns indígenas tentaram ir atrás dos garimpeiros, porém as lideranças da região não autorizaram que eles fossem atrás dos garimpeiros, porque podia haver mortes”, informou.

Dário Kopenawa afirmou que os indígenas  comunicaram também que os garimpeiros estão constantemente furtando também as roças, levando as bananas e macaxeira, deixando os yanoammi sem comida.

O que surpreendeu as lideranças é o fato dos funcionários do posto de saúde não terem comunicado o fato ao Dsei-Y, em Boa Vista.

Procurada pelo portal acrítica.com, a diretora do Dsei-Y, Joana Claudete Schutz, afirmou que soube do ocorrido nesta quinta-feira, por meio da Hutukara. Ela contou que entrou em contato com os funcionários do posto mas estes informaram que “estava tudo normal” no posto.

“Não sei se eles falaram isso por medo dos garimpeiros ou outra coisa. Mas a gente vai investigar sobre o que aconteceu. Eles podem estar assustados”, informou.

O coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye´kuana, da Fundação Nacional do Índio (Funai), Michel Idris da Silva, confirmou que a presença de garimpeiros voltou a aumentar nos últimos três anos na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, e que ações já estão sendo articuladas para combater a presença. Ele preferiu não dar detalhes sobre essas ações, por questões estratégicas.

A respeito do ataque de garimpeiros na aldeia, nesta semana, Idris disse que o Dsei-Y não comunicou nada a respeito, mas que a Funai vai apurar a situação para confirmar os dados.

A Crítica
Manaus , 04 de Agosto de 2011

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.