Em 23/6/2011, em Genebra, na reunião das Nações Unidas (ONU), Brasil e Canadá foram escolhidos pelas ONGs para receberem o CANCER CULPRIT AWARD (Culpado por Provocar Câncer) durante a COP5 (Conferência das Partes dentro dos quadros da Convenção de Roterdã, que estabelece regras para o comércio internacional dos produtos tóxicos)
Na página do “THE CANCER CULPRIT AWARDS“, a qual transcrevemos abaixo em português, está a justificativa pelo qual o Brasil mereceu tal “premiação” ou melhor dizendo este anti-prêmio.
“Brasil, por não ter posição sobre incluir na lista o amianto crisotila para fins de consentimento prévio informado dos importadores sobre a sua nocividade, embora seja o terceiro maior produtor e exportador mundial. Brasil poderia ter liderado os países produtores em apoiar a inclusão, mas por vários anos os ministérios brasileiros têm discutido suas posições sem nenhum progresso. É importante que os cidadãos brasileiros saibam como seu país se posiciona e a sua responsabilidade como grande produtor.”
Enviada por Fernanda Giannasi.