“O racismo e a intolerância estão se enraizando nas sociedades europeias, impulsionados pela crise econômica que reforça mensagens extremistas, alerta o relatório da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI), que monitora anualmente a situação em cada um dos 47 Estados membros.
Segundo o estudo, divulgado recentemente, o racismo não está mais concentrado à margem da sociedade e os políticos – inclusive os moderados – estão usando cada vez mais argumentos xenófobos e anti-muçulmanos. “As leis não são suficientes para contrariar esta tendência. É preciso fazer mais”, diz o texto do relatório, que exorta as autoridades policiais a adotarem um maior rigor contra os crimes racistas.
Mesmo reconhecendo que a grande maioria dos estados criminaliza a incitação ao ódio racial, o estudo afirma que as autoridades devem ser mais rigorosas e fazerem com que as vítimas em potencial tenham mais consciência de seus direitos.
O estudo destaca ainda a crescente intolerância contra ciganos, “um dos problemas mais agudos que a Europa enfrenta hoje”, e apela aos governos para que criem melhores condições para as comunidades ciganas.
O relatório também afirma que os ataques ao multiculturalismo podem criar uma sociedade fragmentada e apela para que os governos promovam o diálogo intercultural. “A resposta para o atual debate sobre o multiculturalismo passa por um conjunto de princípios comuns, incluindo a não discriminação e a tolerância”, afirma o estudo.
O presidente da ECRI, Nils Muiznieks, apela aos governantes para que assumam um papel mais ativo no combate à intolerância racial. “Os levantamentos do ECRI em todos os países mostram um preocupante aumento do racismo. Os governos devem estar conscientes sobre esta ameaça, e devem trabalhar para fortalecer as leis e instituições contra a discriminação, dando uma mensagem clara de que a xenofobia não pode ser tolerada na sociedade moderna”, afirmou.
http://www.agoranoticias.net/imigrac-o/racismo-e-intolerancia-contra-ciganos-crescem-na-europa