IEA/USP resgata, valida e digitaliza material sobre a Floresta Amazônica

A Amazônia pode ser definida por suas características marcantes. Além de abrigar tribos indígenas, que colaboram para a construção da identidade da floresta, ela possui a maior riqueza natural e diversidade biológica do mundo. A região é caracterizada também por grandes transformações culturais, econômicas e principalmente ambientais devido ao desmatamento desenfreado provocado pela irresponsabilidade do homem.

Embora os pesquisadores saibam que é muito difícil estudar a Amazônia como um todo, eles se reúnem a cada ano para realizar estudos científicos a fim de compreender mais o universo amazônico. No entanto, muitas dessas pesquisas, que fazem parte da história do levantamento de informação sobre a região, ficam restritas a arquivos de empresas, universidades, agências, ou até integram os acervos particulares de pesquisadores.

O programa “Amazônia em Transformação: História e Perspectivas”, foi lançado em 2009 pelo Instituto de Pesquisas Avançadas da Universidade de São Paulo (IEA/USP), com o objetivo de aglutinar as informações não publicadas sobre a floresta nos últimos 40 anos e partir disso, analisá-las para verificar sua relevância e torná-las acessíveis.

Segundo o engenheiro agrônomo e diretor executivo do Programa do IEA/USP, Warwick Manfrinato, a missão do programa é bem específica: “não vamos gerar nova informação, mas vamos pegar as que já existem e dar um aspecto de validação para saber se é uma ciência que deverá estar, ou não, nas nossas prateleiras. Queremos pegar aquela informação que já existe e trazê-la  para o conhecimento de todos”.

A literatura cinza, informações novas, é uma ciência produzida por alguém, mas que não foi validada por um grupo de revisores. Para o pesquisador, abordá-las é o maior diferencial do projeto: “do ponto de vista acadêmico, uma das principais coisas é a gente trabalhar com essa literatura da Amazônia, porque não existe no Brasil uma instituição que valide a literatura cinza. Tem muitos pesquisadores gerando informação, coletando dados, fazendo relatório mas que não vai parar em uma revista científica.”,enfatiza.

Não somente o levantamento de informações, relatórios e estudos integram a dinâmica do projeto, mas também a coletânea de um material mais vasto, composto por mapas, filmes e fotografias. Segundo engenheiro agrônomo, todo material resgatado ajudará nas pesquisas atuais e futuras, e servirá para o planejamento de políticas públicas.

O projeto “Amazônia em Transformação: História e Perspectivas” já recebeu um investimento de mais de R$ 300 mil do Programa de Infraestrutura da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para gastos com digitalização e disponibilização desse acervo na internet e para a aquisição de equipamentos necessários para o trabalho de validação das pesquisas.  Além da ajuda financeira, o programa conta com a participação de diversas instituições acadêmicas, organizações não governamentais, além de órgãos públicos, como por exemplo o Instituto Sócioambiental (ISA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

http://www.ecodebate.com.br/2011/06/13/ieausp-resgata-valida-e-digitaliza-material-sobre-a-floresta-amazonica/

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.